29/05/2009

A iluminação - Em cena James Fensterseifer

Na terça feira desta semana tive uma reunião com o nosso querido James! Fensterseifer é um companheirão da Anti Status Quo, acompanhou o nosso início. Fez a luz do Anti Status Quo Dança em 1994, fez No Instante, Nada pessoal, Dalí e Coisas de Cartum !!!! E já me convidou como diretor de teatro pra fazer uma coreografia na peça "Cinco Minutos". Suas idéias , sua criatividade, sua praticidade, conhecimento técnico e velocidade pra montar e afinar a luz sempre nos deixaram impressionados ! Ah... e tranquilos, pois na hora do sufoco de uma montagem de estréia, por exemplo , onde o tempo é o inimigo da perfeição , sempre tão pouco pra tanta coisas que a gente tem que fazer, saber que o James estava montando era sempre um alívio!

Há alguns anos atrás , o James teve uma idéia de usar a luz de um poste pra fazer a iluminação de algum espetáculo nosso que agora não me lembro bem qual foi. Mas não chegamos a colocar a idéia em prática. Assim que começamos a improvisar no Centro de dança de luz apagada, e nos apaixonamos pelo tom cobreado e os borrões e rastros que o movimento deixava sob o efeito dessa luz que vinha da janela, me lembrei dessa idéia dele. Um poste da rua iluminava a sala pela janela , projetando o formato dela no chão. *Já contamos isso aqui nesse blog! A lâmpada de sódio, como o próprio James explicou, produz um efeito na percepção do movimento parecido com o efeito da Luz Negra.


Pro Autorretrato , a luz é mais simples que nestes últimos espetáculos que fizemos juntos. Na verdade queríamos a luz parecida com o que temos na sala do Centro de Dança. Algumas necessidades técnicas ditarão um pouco o estilo da iluminação, já que por exemplo a idéia é que a platéia esteja no palco junto com os intérpretes, e esse fato limita em alguns ângulos e recursos , como por exemplo o uso da lateral, tão comum na dança. A idéia é ter uma luz intimista, não muito espetacular , mas que valorize a expressão do corpo e do movimento do bailarino. O foco é no bailarino. James está ajudando a dar algumas soluções técnicas pra algumas idéias que tivemos, como essa de reproduzir de alguma maneira a atmosfera que temos com a luz apagada no Centro de Dança... Vamos usar vídeo tb e isso requer um estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.