Aulas

A Companhia oferece aulas à comunidade no formato de aulas continuadas, oficinas e workshops pelo Núcleo de Formação ASQ , sempre ministradas pela diretora e coreógrafa Luciana Lara, por bailarinos integrantes da companhia e/ou artistas convidados.

No ano de 2018 começamos oferecendo as aulas continuadas de dança contemporânea (durante todo o ano) e a Oficina de criação em dança, ambas ministradas pela diretora e coreógrafa da Anti Status Quo Companhia de dança, Luciana Lara e realizadas no Centro de Dança do DF:









 Saiba mais sobre as duas opções de aulas e fique de olho que em breve tem mais coisa vindo por aí!!!! Você é convidado a fazer uma aula experimental gratuita e conhecer de perto nosso trabalho!


Dança contemporânea com Luciana Lara no Núcleo de Formação da Anti Status Quo Companhia de Dança

Aulas continuadas práticas e teóricas de consciência e domínio do corpo, do movimento e da linguagem da dança contemporânea, por meio da release-based technique, práticas somáticas, improvisação, análise de movimento, criação e apreciação crítica de obras, a partir de um recorte do trabalho artístico da Anti Status Quo Companhia de Dança, ministradas pela própria diretora e coreógrafa do grupo, Luciana Lara. As aulas fazem parte do do Núcleo de Formação A.S.Q

Indicados a: Artistas da dança, atores,  performers, profissionais, novos intérpretes, coreógrafos, diretores, estudantes de dança e qualquer pessoa que tenha experiência com trabalho com o corpo e o movimento e o desejo de estudar  conceitos e práticas da dança contemporânea e se aprofundar em seu universo.

Dias e horários: segundas, quartas e sextas de 18h30 às 20h00
Valor do investimento por mês: R$ 256,00
Número de vagas: 30
Local: Centro de Dança do DF ( sala 1)
Endereço: Setor de Autarquias Norte - VIA N-2 Rua que passa nos fundos ( em baixo ) do Teatro Nacional, perto do prédio da Petrobrás e da L2 norte
Procedimentos para matrícula: no local com a própria professora 



Mais informações: 996454443
E-mail: lucianalara.asq@gmail.com

Visite o blog do Núcleo de Formação da Companhia: http://www.hojetemdanca.blogspot.com

E nossa pagina no facebook: https://www.facebook.com/asqciadedanca/





Oficina de Criação em Dança com Luciana Lara no Núcleo de Formação ASQ 



Artistas da dança de Brasília, novos criadores, intérpretes criadores, bailarinos/performers, diretores, coreógrafos e artistas de outras linguagens interessados em criação em dança contemporânea, nesta que  desejam criar e mergulhar em um processo criativo e investigativo da linguagem da dança oficina!


Período e horário: De 10/05 a 7/08/2018 - Terças quintas e sextas de 12:15 às 13:45

Local: Centro de Dança do DF (sala 2)

Endereço: Setor de Autarquias Norte - VIA N-2 Rua que passa nos fundos ( em baixo ) do Teatro Nacional, perto do prédio da Petrobrás e da L2 norte

Informações: (061) 996454443 ou pelo e-mail: lucianalara.asq@gmail.com



Saiba mais:

A proposta é a de proporcionar um espaço e tempo de qualidade para o exercício da criação por meio de estudos práticos, teóricos e críticos no campo da pesquisa de linguagem, dos processos criativos e da pesquisa artística em dança.

Conteúdo: Atividades de prática e reflexão que abordarão crítica e poeticamente o processo criativo nas artes com o foco em dança, envolvendo diversas abordagens sobre a pesquisa de linguagem e estratégias de criação. Abordaremos a metodologia da não metodologia, a percepção, noções de corpo, geração e investigação do movimento, dramaturgia na dança, composição, a relação entre forma e conteúdo e também entre processo criativo e obra, a construção e desconstrução de referenciais, as questões do significado em dança, afetos e empatia, ética/estética, os nexos entre figurino, cenário, trilha sonora, e a relação com o público.


Indicada a novos criadores, intérpretes-criadores, bailarinos/performers, coreógrafos, criadores e/ou diretores artísticos






Luciana Lara

Coreógrafa, pesquisadora, artista da dança contemporânea, mestre em
artes no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade de
Brasília - Unb (Linha de pesquisa: Processos Composicionais para a
Cena). Fez especialização no Laban Centre for Movement and Dance em
Londres – Inglaterra (1996-1998). É graduada em Licenciatura em Artes
Cênicas pela Fundação Brasileira de Teatro - Faculdade de Artes
Dulcina de Morais em Brasília-DF. É fundadora, coreógrafa e diretora
artística de um dos grupos de dança contemporânea mais atuantes e
respeitados de Brasília-DF: a Anti Status Quo Companhia de Dança
(desde 1988).

Durante os 28 anos à frente da Companhia, Luciana criou e dirigiu 10
espetáculos, várias intervenções urbanas, exposições, foto
performances, videodança e instalações coreográficas. Últimas obras:
“De Carne e Concreto – Uma Instalação Coreográfica”(2014),
“Autorretrato Dinâmico“ (2009), “ Projeto de intervenções urbanas
Jamais seremos os mesmos” (2008), “Cidade em Plano” (2005).

Em 1995, foi uma das representantes do Brasil no programa de
coreógrafos internacionais residentes no American Dance Festival, em
Durham, Carolina do Norte (EUA).

Seus principais estudos se concentram no campo da criação, da
dramaturgia/ criação de sentidos em dança, dos processos criativos, da
relação do corpo com a cidade, da release-based techinque e da
improvisação. Foi professora de disciplinas de expressão corporal,
corpo e movimento nos cursos de artes cênicas na Universidade de
Brasília e na Faculdade de Artes Dulcina de Morais. É autora do livro
“Arqueologia de Um Processo Criativo - Um Livro Coreográfico”
publicado em 2010 pela Antistatusquo pelo Prêmio Bolsa Estímulo à
Crítica da Funarte 2008 e o FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito
Federal.


O Núcleo de Formação A.S.Q.:

O Núcleo de Formação da Anti Status Quo Companhia de Dança criado em 2005 com o objetivo de viabilizar a contínua formação artística e técnica de intérpretes em dança contemporânea.

Também conhecido como Núcleo de Formação A.S.Q. , promove um espaço de contínua formação artística e a capacitação do artista da dança contemporânea na cidade de Brasília-DF de várias maneiras. Aulas regulares, oficinas, workshops de dança contemporânea durante todo ano são oferecidas para estudantes e interessados que queiram fomentar sua formação em dança contemporânea de maneira diferenciada. O conteúdo dado é um recorte do trabalho de pesquisa em dança contemporânea que a Anti Status Quo Companhia de Dança realiza.


Muitos artistas das artes cênicas (teatro, dança, performance e circo) de Brasília já passaram pelo Núcleo de Formação A.S.Q., alguns,inclusive, se tornaram dançarinos da própria Companhia. Fazer essas aulas é uma maneira muito interessante de se aproximar e conhecer deperto o trabalho em dança contemporânea realizado à 29 anos por uma das Companhias mais atuantes no cenário da dança contemporânea de Brasília , do Centro-oeste.e do Brasil