Aulas

Aulas de dança contemporânea em 2017



Dança contemporânea com Luciana Lara no Núcleo de Formação da Anti Status Quo Companhia de Dança

As aulas são abertas a comunidade. Indicado a estudantes, professores de dança e artes cênicas, atores, bailarinos amadores e profissionais, que buscam uma contínua formação técnica e artística na área de dança contemporânea e no trabalho expressivo com o corpo. E também a indivíduos interessados em conhecer de perto os conceitos e práticas da dança contemporânea.

Os interessados em fazer as aulas do Núcleo de Formação A.S.Q. nas suas turmas iniciante e/ou intermediário/avançado são convidados a fazer uma aula experimental gratuita.


Turmas:


Segundas e quartas (turma iniciante)


18.30 ás 20:00



Terças, quintas e sextas (turma intermediário/avançado)


12.15 ás 13.45



Local: Sala de balé do Teatro Nacional

Endereço: Setor de Autarquias Norte - VIA N-2 Rua que passa nos fundos ( em baixo ) do Teatro Nacional, entrada pela Secretaria de Cultura do DF




O Núcleo de Formação A.S.Q.:

O Núcleo de Formação da Anti Status Quo Companhia de Dança
Criado em 2005 com o objetivo de viabilizar a contínua formação
artística e técnica de intérpretes em dança contemporânea.

A proposta do Núcleo de Formação da Anti Status Quo Companhia de dança, também conhecido como Núcleo de Formação A.S.Q. é de realizar aulas regulares de dança contemporânea

durante todo ano para estudantes e interessados que queiram fomentar sua formação em dança contemporânea de maneira diferenciada. O conteúdo dado é um recorte do trabalho de pesquisa em dança contemporânea que a Anti Status Quo Companhia de Dança realiza.


Muitos artistas das artes cênicas (teatro, dança, performance e
circo) de Brasília já passaram pelo Núcleo de Formação A.S.Q., alguns,
inclusive, se tornaram dançarinos da própria Companhia. Fazer essas
aulas é uma maneira muito interessante de se aproximar e conhecer de
perto o trabalho em dança contemporânea realizado à 28 anos por uma
das Companhias mais atuantes no cenário da dança contemporânea de
Brasília e do Centro-oeste.


Conteúdo das aulas: 

Aulas práticas e teóricas de consciência corporal, alongamento, 
técnicas contemporâneas (release-based tecnique), improvisação, 
trabalho de colaboração, composição coreográfica, dramaturgia
na dança, intervenção urbana, Coreologia (Laban), história da
dança, teorias sobre corpo, movimento e expressão, apreciação
crítica, análise de obras de dança (vídeos,espetáculos,instalações
coreográficas,intervenções urbanas, vivências ,etc).

Durante o ano o Núcleo de Formação realiza compartilhamentos 
de criações e montagens coreográficas para apresentação pública
focadas no exercício do intérprete.


Metodologia

O conteúdo é dado por meio de duas metodologias: a metodologia de
projetos e a metodologia Triangular do ensino das artes.

Metodologia de projetos: Um foco de estudo é identificado e escolhido
e assim todas as atividades passam a ser contextualizadas, abordadas e
estudadas sob o foco de estudo escolhido. As atividades incluem: aulas
práticas técnicas, aulas de improvisação e aulas teóricas:

As aulas práticas técnicas se utilizam de estratégias de sensibilização
e percepção do movimento pela sensação com exercícios realizados
no solo individualmente,em duplas e por meio de sequências coreográficas.
Além disso, parte essencial do trabalho técnico é realizado com aulas de
improvisação dirigida, focando no domínio de princípios do movimento
e múltiplas habilidades motoras, buscando o desenvolvimento artístico
e performático do intérprete com autonomia. As aulas de improvisação
são dadas a partir de jogos de movimentos que exploram o espaço,
o tempo, o peso e a energia, além da percepção,a imaginação,e a
tradução de ideias, conceitos e sensações para o movimento. As aulas
teóricas se utilizam de material audiovisual, textos e de dinâmicas de
grupo que incluem discussões sobre espetáculos assistidos e as
experiências vividas em aula, além de esporadicamente contar com
a participação de artistas convidados.

O Núcleo de Formação A.S.Q. possui também este blog em que o
material teórico como textos, imagens e vídeos são disponibilizados
gratuitamente: http//:www.hojetemdanca.blogspot.com.br
Esse espaço virtual é um espaço expandido da aprendizagem de sala de
aula, que complementa e aprofunda os conteúdos.

Metodologia Triangular do ensino das artes aplicada à dança: O aluno tem contato com o
conhecimento específico da arte da dança nas inter-relações da
experimentação, da codificação e da informação de forma simultânea e
não hierárquica. Ou seja, a partir das três ações básicas que
executamos quando nos relacionamos com a arte que caracteriza a
Metodologia Triangular do ensino das artes ( Ana Mae Barbosa):

1) Lendo a obra (apreciando, ou seja realizando a leitura da
materialidade da obra arte, princípios estéticos, semiológicos,
gestálticos, iconográfica, critica, etc);

2) Fazendo (a experiência de produzir arte, dançando e criando,
trabalhando o domínio da prática) e

3) Contextualizando (processo de interdisciplinaridade que abrange e
articula conhecimento de áreas distintas do conhecimento como
Linguagem, História da arte, Física, Antropologia , Filosofia,
Matemática, Ciência, etc.)

Assim, os alunos são estimulados a entender a dança como um campo do
conhecimento que conjuga vários diferentes saberes como o conhecimento
sensório, cinestésico, a filosofia, as ciências cognitivas, a sociologia, a
antropologia, a matemática, a arquitetura, etc.


Ministrante:Luciana Lara

Coreógrafa, pesquisadora, artista da dança contemporânea, mestre em
artes no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade de
Brasília - Unb (Linha de pesquisa: Processos Composicionais para a
Cena). Fez especialização no Laban Centre for Movement and Dance em
Londres – Inglaterra (1996-1998). É graduada em Licenciatura em Artes
Cênicas pela Fundação Brasileira de Teatro - Faculdade de Artes
Dulcina de Morais em Brasília-DF. É fundadora, coreógrafa e diretora
artística de um dos grupos de dança contemporânea mais atuantes e
respeitados de Brasília-DF: a Anti Status Quo Companhia de Dança
(desde 1988).

Durante os 28 anos à frente da Companhia, Luciana criou e dirigiu 10
espetáculos, várias intervenções urbanas, exposições, foto
performances, videodança e instalações coreográficas. Últimas obras:
“De Carne e Concreto – Uma Instalação Coreográfica”(2014),
“Autorretrato Dinâmico“ (2009), “ Projeto de intervenções urbanas
Jamais seremos os mesmos” (2008), “Cidade em Plano” (2005).

Em 1995, foi uma das representantes do Brasil no programa de
coreógrafos internacionais residentes no American Dance Festival, em
Durham, Carolina do Norte (EUA).

Seus principais estudos se concentram no campo da criação, da
dramaturgia/ criação de sentidos em dança, dos processos criativos, da
relação do corpo com a cidade, da release-based techinque e da
improvisação. Foi professora de disciplinas de expressão corporal,
corpo e movimento nos cursos de artes cênicas na Universidade de
Brasília e na Faculdade de Artes Dulcina de Morais. É autora do livro
“Arqueologia de Um Processo Criativo - Um Livro Coreográfico”
publicado em 2010 pela Antistatusquo pelo Prêmio Bolsa Estímulo à
Crítica da Funarte 2008 e o FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito
Federal.



Mais informações: 996454443
E-mail: lucianalara.asq@gmail.com

Visite o blog do Núcleo de Formação da Companhia: http://www.hojetemdanca.blogspot.com

E nossa pagina no facebook: https://www.facebook.com/asqciadedanca/