18/11/2012

Textos sobre a experiência no estágio

O primeiro texto que publicamos é de Caio Lins:


Contos do  Corpo


Alcançar os céus com as mãos. Carregar o mundo, respirar, e se deixar levar...
Cada respiro, cada movimento, um olhar. O corpo conta algo a todo momento. O pequeno gesto é uma  palavra num mar de vocabulário. A consciência, sagaz, nos revela pouco e, ao pé de uma ação, muito vai além antes de percebermos.

Perceber, sentir e conhecer o corpos e suas camadas, expandindo sempre os limites, é apenas a base para  desvendar a dramaturgia do movimento. Após um mês de estágio na Companhia AntisStatusQuo, Luciana Lara nos apresentou uma metodologia que combina a mecânica dos movimentos com seus pares de sensações.

Estudar o corpo, ler o movimento, entender a sensação, para então ser capaz de  criar nossas próprias palavras corporais. Claro que o movimento, a dança, vão além. Buscamos estados, criamos paisagens, acrescentamos camadas... Deixando ao olhar do espectador  um campo fértil para interpretação.

A coreografia do corpo acompanha a do pensamento. O cenário físico é  inundado pelas sensações e o corpo se deixa transbordar para dançar um conto, uma poesia. Cabe a quem vê definir as palavras, sem precisar se fechar em obviedades. Até por que se uma imagem vale mais que mil palavras, um movimento então...


Caio Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.