03/10/2023

Texto da artista brasiliense Ana Flávia sobre sua experiência com Microutopias Cotidianas Aglutinantes do Lugar


A artista das artes performativas,  Ana Flávia Garcia escreveu este incrível texto e postou no instagram depois de ter experienciado o nosso Microutopias Cotidanas Aglutinantes do Lugar na última quarta-feira, dia 27/09/2023 :

"Uma aventura. Preparativos e um pacto. É dada a largada e é pra parar. Observar e estar presente. Nós público, ativos, atuantes, engajados intimamente, pessoalmente. A fruição requer seu estado de presença. É abertura pura. É em si, é no ao redor, no  mais ao redor, no longe, no perto, na paisagem que se expande e dilata e é multidimensional. Mas também é a árvore, o bueiro, a textura, o som, a porta, a formiga , a rua, a poesia, o céu, o fabuloso, o onírico, a cidade pulsando matéria de sonho. 
É o acontecimento da vida reivindicando olho, atenção, delírio. Emocionante. De repente o cotidiano se eleva inteiro em performatividade e não se sabe mais quem é que dança, porque todos estão dançando mesmo de alguma forma. E tudo também está. Tudo que se move, até o estático. Tudo vivendo. 

Microutopias Cotidianas Aglutinantes do Lugar tem o nome perfeito para o que é. Tem sua poesia cortando fissuras mínimas, fininhas no corpo do cotidiano. Tipo corte de folha de papel, parece que não mas foi fundo e arde e faz ficar ali presente. Incessante. A dança densificada na matéria da cidade, da vida. Tudo pode ser de muitos tamanhos distintos e vem em lufadas de paisagens oníricas por todos os lugares. Como se ao ver, você nunca mais pudesse desver aquela cidade...
Até o último minuto dessa dança, que como o circo me trouxe o incrível diante dos olhos, a cidade está no corpo dos dançarinos, nos seus olhares de vidraça de arranhacéu. 
É uma experiência imperdível. "

Ana Flávia Garcia - Artista cênica jogadora/criadora/criatura em palhaçaria, atuação, direção, encenação, dramaturgia e produção. Corpo trânsito em fisioperformance, arte educadora, pesquisadora e desenvolvedora de projetos, ações, mediações e metodologias na tríade arte/política/ filosofia.


Obrigada Ana Flávia por este texto que nos emociona e fortalece nosso propósito!

Instagram: @fortona174






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.