21/09/2020

Deu hoje no Correio Braziliense ! Confira a matéria sobre nossa mais nova criação: JUNTOSeSEPARADOS, já na sua versão 3 , todo criado neste contexto de Pandemia



Matéria de Roberta Pinheiro sobre a performance em videoconferência "JUNTOSeSEPARADOS" da Anti Status Quo Companhia de Dança e trabalhos de colegas da dança de Brasília-DF durante a pandemia publicada hoje no Jornal Correio Braziliense!

Trechos:

" Com 30 anos de trajetória, a Anti Status Quo Companhia de Dança desenvolveu uma relação com o virtual e com a bidimensionalidade da tela que também dialoga com a pesquisa do grupo..."

"A interação dos nove bailarinos, cada um em microtelas , em suas casa tendo à disposição recursos do aplicativo, objetos do dia a dia, revistas e jornais e, principalmente, o corpo, resultou no espetáculo JUNTOSeSEPARADOS."

Leia a reportagem na íntegra : https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2020/09/4876690-danca-encontra-possibilidades-de-existir-e-criar-em-meio-a-pandemia.html


















JUNTOSeSEPARADOS é uma performance em videoconferência da Anti Status Quo Companhia de Dança. Um jogo de interação entre nove pessoas que a partir da condição de isolamento social causado pela pandemia do COVID 19 passam a se relacionar por meio de videoconferências. Mediados pelas telas dos computadores os integrantes da Cia descobrem uma linguagem doméstica, íntima, lúdica e precária refletindo sobre os paradoxos da situação que estamos vivemos. Na busca por uma nova subjetividade que dê conta do momento, o trabalho se configura como uma espécie de crônica que levanta questões sobre o momento a partir da relação do corpo com a tela do computador. A discussão aborda, tecnologia, os recursos disponíveis de interação/ comunicação, imagem, identidade e arte durante a pandemia.

Cada bailarino dança e performa a partir de seus computadores pessoais em interação virtual uns com os outros por meio das múltiplas telas do ambiente de videoconferência, explorando as ferramentas disponíveis específicas de aplicativos de reuniões virtuais. O trabalho é todo realizado ao vivo, sem pós edição e toda vez que é apresentado é atualizado, sendo diferente da versão anterior. Sendo assim, toda vez que é apresentado é inédito. Já foram realizadas 2 versões a primeira no Festival No seu Quadrado em Abril e no SESC Viva Cultura do SESC DF em julho de 2020. A mais nova versão, a número 3 de JUNTOSeSEPARADOS participará do Porto Alegre em Cena que este ano será on line do dia 21 a 30 de outubro. JUNTOSeSEPARADOS 3 será apresentado no dia 28 de outubro de 2020 às 17h.



FICHA TÉCNICA



Anti Status Quo Companhia de Dança

Direção e concepção: Luciana Lara

Dramaturgia em colaboração com os bailarinos

Bailarinos: Déborah Alessandra, Jaqueline Silva, Leandro Menezes, Leonardo Rodrigues, Luciana Lara, Márcia Regina, Mônica Bernardes, Raoni Carricondo e Rebeca Damian,

Pesquisa dos bailarinos da Companhia em conjunto com o Núcleo de Formação ASQ: Camilla Nyarady, João Lima, Maria Ramalho, Marcela Brasil, PA, Renata Studart.

Trilha sonora originalmente criada para o espetáculo Cidade em Plano (2016): Valeria Lehmann

#dançaembrasilia
#dançacontemporânea
#dançaduranteapandemia
#dançaantivirus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.