09/02/2016

Dança contemporânea em Brasília? Venha fazer aula com Luciana Lara da Anti Status Quo Companhia de Dança!



As aulas são abertas a comunidade. Indicado a estudantes, professores de dança e artes cênicas, atores, bailarinos amadores e profissionais, que buscam uma contínua formação técnica e artística na área de dança contemporânea e no trabalho expressivo com o corpo. E também a indivíduos interessados em conhecer de perto os conceitos e práticas da dança contemporânea.

Os interessados em fazer as aulas do núcleo de formação ASQ nas suas turmas iniciante e/ou intermediário/avançado são convidados a fazer uma aula experimental gratuita.


Turmas:

Segundas e quartas (turma iniciante)

18.30 ás 20h


Terças, quintas e sextas (turma intermediário/avançado)

12.15 ás 13.45


Local: Sala de balé do Teatro Nacional
Endereço: Setor de Autarquias Norte - VIA N-2 Rua que passa nos fundos ( em baixo ) do Teatro Nacional, entrada pela Secretaria de Cultura do DF

Mais informações: 96454443
E-mail: lucianalara.asq@gmail.com



Visite o blog do Núcleo de Formação da Companhia: www.hojetemdança.blogspot.com 



Conteúdo das aulas:

Programa contínuo de aulas práticas e teóricas que incluem aula técnica com release-based tecnique, consciência corporal e trabalho de alongamento e flexibilidade, anatomia experimental e aplicada, jogos, improvisação, criação de movimento, apreciação crítica de espetáculos, teorias sobre corpo, movimento e expressão,  e análise de movimento Laban. 


Luciana Lara

Coreógrafa, pesquisadora, artista da dança contemporânea, mestre em artes no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade de Brasília - Unb (Linha de pesquisa: Processos Composicionais para a Cena). Fez especialização no Laban Centre for Movement and Dance em Londres – Inglaterra (1996-1998), onde estudou Coreologia, Coreografia, Design Visual (figurino, cenário, e Iluminação) para dança com bolsa do programa APARTES da CAPES. É graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Fundação Brasileira de Teatro - Faculdade de Artes Dulcina de Morais em Brasília-DF. É fundadora, coreógrafa e diretora artística de um dos grupos de dança contemporânea mais atuantes e respeitados de Brasília-DF: a Anti Status Quo Companhia de Dança (desde 1988).


Durante os 26 anos à frente da Companhia, Luciana criou e dirigiu 10 espetáculos, várias intervenções urbanas, exposições, foto performances, videodança e instalações coreográficas. Principais obras: “De Carne e Concreto – Uma Instalação Coreográfica”(2014), “Autorretrato Dinâmico“ (2009), “ Projeto de intervenções urbanas Jamais seremos os mesmos” (2008), “Cidade em Plano” (2005), “Aletheia” (2003), “Coisas de Cartum” (2002), “Dalí” (2000), “Nada Pessoal” (1998), “No Instante” (1996), “Anti Status Quo Dança” (1994) e “Efeitos” (1991).

Luciana Lara também desenvolve projetos de dança-educação, transformação de plateia e formação de intérpretes para dança contemporânea. Em 1995, foi uma das representantes do Brasil no programa de coreógrafos internacionais residentes no American Dance Festival, em Durham, Carolina do Norte (EUA).

Seus principais estudos se concentram no campo da criação, da dramaturgia/ criação de sentidos em dança, dos processos criativos, da relação do corpo com a cidade, da release-based techinque e da improvisação. Foi professora de disciplinas de expressão corporal, corpo e movimento nos cursos de artes cênicas na Universidade de Brasília e na Faculdade de Artes Dulcina de Morais. Atua também fora da Companhia como pesquisadora, preparadora corporal de atores e bailarinos, coreógrafa, consultora cênica, provocadora e dramaturgista em grupos de teatro e dança como Teatro do Concreto-DF, Companhia de Teatro Brasiliense, Alaya e Atmos Compahia de Dança.

É autora do livro “Arqueologia de Um Processo Criativo - Um Livro Coreográfico” publicado em 2010 pela Antistatusquo pelo Prêmio Bolsa Estímulo à Crítica da Funarte 2008 e o FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.