28/08/2009

ANTISTATUSQUO: 21 ANOS EM 01 MÊS

A exposição de 21 anos da ANTISTATUSQUO tem um tom mais que especial para quem já trabalhou na Cia na produção ou no núcleo criativo. Notícia óbvia. Mas esse “especial” é mais do que isso. Não só pela comemoração, de ver e reconhecer o tanto que a ANTISTATUSQUO fez ao longo desses 21 anos para revelar e desvelar nosso olhar para o corpo, a dança e para as nossas questões outras além movimento. Cada espetáculo, segundo a definição da própria coreógrafa, uma vida, um mundo.

Esse gosto mais que especial do que falo é de entender na emoção, no sentido e na consciência o que a filosofia diz sobre o tempo ser uma unidade em bloco onde passado, presente e futuro se misturam sem uma ordem cronológica em nossa memória. Ao ver a exposição, assistir ao espetáculo Recortes Antistatusquo 21 anos, temos a sensação desse tempo em bloco. Somos bombardeados por várias emoções. Emoções do tempo trazidas pelo tom, estética e do que diz/traz/leva cada recorte, tão carregado de épocas, significados e de uma apropriação contagiante dos bailarinos que estão erguendo 21 anos em 01 mês. Enxergar como um processo que a gente vivenciou está ali por partes e, ao mesmo tempo, por inteiro. Esse é o “especial” que falo. Acho que só quem criou na Antistatusquo pode compartilhar dessa sensação de ver cada movimento carregado de tudo isso, das discussões, da pesquisa, da sensação no corpo, nos poros. A dança lhe salta pela boca, olhos e rasga o peito, grita e comemora...

É muito bom assistir, contemplar, viajar no tempo e fazer parte dessa história.

Parabenizo a todos e, em especial, à Luciana Lara e ao Marconi Valadares que nos brindam com essa parceria que tornou possível que esses movimentos acontecessem e, agora, remomoram seus traços nessa magnífica exposição performática.

Parabéns!! Parabéns!! Parabéns!! E, obrigado por nos permitir ver, viver e sentir tudo isso – e, o melhor: em bloco! (ou em autorretratês: na “bola”)

Robson Castro
Bailarino Antistatusquo
(afastado temporariamente...rs)

2 comentários:

  1. hummmmmmmmmmmmmmmmm!
    10 billion times there! yep!
    gratíssimo por tanto talento!
    ah, e tem o...
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=93783997
    bjs millllll!
    Carlos Fernírah :0]

    ResponderExcluir
  2. Que bacana seu texto! Que tom jornalístico... Obrigada de coração por externizar seus sentimentos e pensamentos com tanta paixão!

    Luciana Lara

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.