Luciana Lara, diretora da Anti Status Quo Companhia de Dança participa do Projeto “BORA DANÇAR?” do Balé Jovem de Salvador dentro do Programa Boca de Brasa de Aceleração de Iniciativas Culturais e criativas realizado em Salvador-BA
A Fundação Gregório de Mattos, em parceria com a Associação Conexões Criativas, realiza em 2024 o Programa Boca de Brasa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas, contemplando 15 iniciativas artístico-culturais, individuais ou coletivas, que já tenham participado de atividades formativas oferecidas pelo Boca de Brasa entre os anos de 2013 e 2023 e que sejam vinculadas às regiões de Cajazeiras, Centro/Brotas, Cidade Baixa, Subúrbio/Ilhas e Valéria. As propostas selecionadas irão cumprir um percurso de capacitação de maio a dezembro de 2024, recebendo um total de R$ 30 mil para custeio de participação e execução de seus planos, contabilizando um investimento público direto de R$ 450 mil.
O BOCA DE BRASA é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). Criado em 1986, o projeto visa fomentar a cultura na periferia, com foco na promoção da cidadania, por meio do incentivo às manifestações artísticas dos bairros da capital baiana.
Desde 2013, a FGM desenvolve ações que visam à promoção e produção cultural pelos diversos pontos da cidade, no intuito de descentralizar as atividades em Salvador. Neste mesmo ano, o Boca de Brasa recebeu um novo formato, que contemplou oficinas gratuitas de diferentes áreas artísticas, bem como formação de gestores. Até 2016, foram realizadas 21 edições com público total de 42 mil pessoas, 120 oficinas realizadas e 2.300 agentes culturais atendidos em 20 bairros.
Em 2017, a FGM lançou o edital Espaços Culturais Boca de Brasa, concedendo aporte financeiro a três propostas voltadas ao aprimoramento, dinamização e/ou ampliação das atividades artístico-culturais desenvolvidas em espaços culturais já existentes. Em 2018, a Prefeitura de Salvador construiu o primeiro Espaço Cultural Boca de Brasa, dentro do Subúrbio 360, no bairro de Coutos. Até 2020, mais três unidades foram entregues: Cajazeiras, Centro e Valéria.
Já em 2023, através do Edital Polos Criativos Boca de Brasa Ano I, associações da sociedade civil foram contratadas para desenvolvimento de programas técnico-pedagógicos consagrados como Escolas Criativas Boca de Brasa nestes territórios, além de na Cidade Baixa, em parceria com o Centro Cultural Sesi Casa Branca (Caminho de Areia). Projetos resultantes destes programas compuseram a programação do festival Movimento Boca de Brasa, grande evento com mais de 50 horas de atividades gratuitas, realizado nos últimos dias 21, 22 e 23 de março, no Quarteirão das Artes da FGM.
Em 2024, além de repetir as Escolas Criativas Boca de Brasa nos territórios da Federação e de Itapuã, é lançado o Programa Boca de Brasa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas.
A CONEXÕES CRIATIVAS – Fundada em 2009 em Salvador, a Associação Conexões Criativas tem por objetivos formular, produzir e realizar projetos para o desenvolvimento das artes e da comunicação, dinamizar ações culturais, dos direitos humanos, da ecologia, da educação, da saúde e da comunicação, além de promover, apoiar e estimular atividades no âmbito educativo, cultural e socioeconômico. No seu percurso, numa colaboração continuada com a Dimenti Produções Culturais, destacam-se a gestão Escola Criativa Boca de Brasa – Polo Criativo Cidade Baixa 2023, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos, e da programação do Centro de Dança do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria da Cultura do DF; a realização da curadoria e produção do projeto CENA, SOM & FÚRIA, com ocupação artística do Teatro Gregório de Mattos; a correalização do evento anual IC Encontro de Artes; e a realização dos projetos iluMINA!, de formação em iluminação cênica, e TOCA!, de promoção de shows e formação nas áreas técnicas da música.
O BALÉ JOVEM DE SALVADOR foi criado em 2007 por Matias Santiago e é uma companhia de formação em dança com o propósito de promover a capacitação profissional, contribuindo para a promoção dos jovens artistas locais no mundo do trabalho da dança.Suas aulas continuadas são gratuitas e abertas ao público, e suas criações artísticas circulam em espaços, festivais e eventos no Brasil e no exterior. se destaca ao oferecer oportunidades a jovens periféricos, conectando-os à arte e à cultura através da linguagem da dança. Ainda que reúna integrantes de toda a cidade, sua atuação se centra no território do Centro/Brotas. No Programa Boca de Brasa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas 2024, a companhia está realizando o projeto “BORA DANÇAR?”, para formação de novos talentos na dança. A mentoria do trabalho está sendo feita por Luciana Lara, uma referência na dança contemporânea do Brasil.
LUCIANA LARA fundou a Anti Status Quo Companhia de Dança em
1988, da qual é diretora. Suas mais recentes criações como coreógrafa e
diretora da companhia são “QR Corpo”, “Microutopias Cotidianas Aglutinantes do
Lugar”, “Camaleões” e “De Carne e Concreto”, que têm se destacado em
importantes festivais de dança contemporânea e teatro no país e no exterior.
Lara é mestre em Artes pela UnB e estudou Coreografia e Coreologia no Laban
Centre de Londres. Foi coreógrafa representante do Brasil no American Dance Festival
em Durham – North Caroline (EUA), em 1995. Suas criações desafiam as tentativas
de categorização com diferentes formatos e afirmam a urgência de questionar
padrões estabelecidos. Seu trabalho é reconhecido pela pesquisa de linguagem,
por abordagens expandidas do conceito de dança, pela interdisciplinaridade, com
destaque para o diálogo com as artes visuais e pelas dramaturgias críticas,
onde o corpo é sempre o centro das discussões. Dirige também, desde 2005, o
Núcleo de Formação ASQ, que atua no campo do aprimoramento de artistas das
artes performativas. É autora do livro “Arqueologia de um Processo Criativo -
Um Livro Coreográfico”.
#fgm #prefsalvador #conexõescriativas #salvador #arte #cultura #bocadebrasa #eusoubocadebrasa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.