21/05/2024

Registro da Mostra final da Residência Na dobra do invisível com Luciana Lara no Museu de Arte da Bahia em Salvador.

 

Ainda em tempo, não poderíamos de deixar de publicar os registros do compartilhamento público dos 10 dias de Residência de criação em dança chamado "Na dobra do invisível"  que Luciana Lara ministrou à convite de Cristina Castro coordenadora e idealizadora do Programa de residências artísticas internacionais em Dança do Teatro Vila Velha no Museu de arte da Bahia em Salvador-BA. A Mostra Final aconteceu dia 17 e 18 de abril às 17h no Museu de arte da Bahia pelo Projeto O Vila ocupa a cidade/ O Vila ocupa o MAB. Confira as fotos de Cristina Castro e Ícaro Sena.

O programa de residências artísticas internacionais em Dança do Teatro Vila Velha completa 10 anos este ano, iniciciou em 2014 em parceria com o Vivadança Festival Internacional com o coreógrafo israelense Idan Cohen que esteve em Salvador criando com artistas locais. Com convidados de mais de sete países da América do sul e Europa, as residências tem fomentado artisticamente a formação de artistas e a network internacional entre artistas brasileiros e do exterior.  Desdobramentos nos países de origem dos coreógrafos tem levado bailarinos de Salvador a participar de produções e turnês  no exterior e muitos outros resultados demonstram a relevância do programa para dança em Salvador e para o Brasil.

Neste ano Luciana Lara teve a honra de inaugurar uma série de residências artísticas com artistas Brasileiros do programa.

Coma a ideia de compartilhar publicamente um pouco do processo dos 10 dias de residência, foi realizada uma Mostra Final com uma sequência de experimentações no Museu de arte da Bahia que refletiam sobre o corpo na relaçao com o espaço, suas  materialidades e como as inúmeras dimensões destas materialidades reverberam nos corpos dos artistas residentes.

*A residência é uma realizaçao do Teatro Vila Velha com apoio financeiro do IPAC/Secretaria de Cultura do estado da Bahia, através doprojeto Vila ocupa o MAB.



































































































Clara Boa Sorte, bailarina e coreógrafa que participou da residência criou um texto durante a residência que resume de forma particular e poética a experiência na imersão:

Na Dobra do Invisível 
Um infinito se esconde
Entre impactos e derretimentos 
Corpos encontram o espaço como ele é 
Belo, feio, ultrapassado, histórico, decadente
Entre suas frestas
Nos lugares onde a dobradura acontece 
Escorre água onde não deveria ter
Falta onde deveria chegar
Em pontos específicos o vento passa
E fantasmas parecem por ali caminhar
A sensação do corpo se mistura 
com a agitação da mente 
E é difícil discernir quem e como se ouve
O espaço se configura na dobra 
E transcende o fisico trazendo em si memoria 
Escola, secretaria, casarão morbido
Quantas coisas podem ser um mesmo espaço?
Sala de aula, de opera, de gritos, de conversas 
Divertidas e duras
Obras transitórias que tentam a todo custo
Achar o seu lugar 
Em exposição, na reserva, num espaço demolido
Do anônimo invisível, nascem mãos 
Algo rasteja, algo derrama, algo vomita, algo compõe 
Rolar, ajustar, tensionar, cair e levantar
Em direção a um novo futuro que precisa 
Urgentemente, chegar
é preciso mesmo aprender a dobrar
A arrogância, a injustiça, a opressão 
Quem sabe assim,
O novo tenha enfim 
Espaço pra chegar

Muito obrigada Clara!!!




Na foto: Cristina Castro, Clara Boa Sorte, Luciana Lara,Lucas Santos Maranhão, Luucas, Silvânia cerqueira, Preta Kiran, Marconi Bispo, Patrícia Ragazzon, Isabel Carvalho, Vanessa Carranza, Diane Portella, Daniela Botero e Melissa Sá.

Agradecimentos a todes envolvides em especial  Cristina Castro, Márcio Meirelles, Teatro Vila Velha, e toda a equipe de produção  Beatriz  Albuquerque,  Ana Paula, Thiago do som, os técnicos de luz do  o pessoal do Museu de Arte da Bahia, aos participantes da Residência,  e ao surpreendente público que veio nos prestigiar. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.