09/07/2022

Performance em videoconferência da Anti Status Quo Companhia de Dança - transmitida ao vivo no youtube - estreia temporada de versões inéditas


 



JUNTOSeSEPARADOS

Jogo de interação entre bailarinas e bailarinos, mediados por telas, cria uma nova linguagem cênica em ambiente online, visual, fragmentado e crítico


Concebido durante a Pandemia e sua imposição de isolamento social, o trabalho levanta questões sobre o corpo e a relação com as telas e a internet, os paradoxos do comportamento humano e a distopia, o cotidiano vivido e a radicalização do uso da tecnologia. Realizadas no aplicativo Zoom, as performances levam aos espectadores crônicas visuais e, através das telas de computadores e de celulares, constroem uma relação corpo-tela.

As apresentações, transmitidas ao vivo pelo canal da Companhia no YouTube (www.youtube.com/user/ANTISTATUSQUO), serão realizadas dias 14, 15 e 21, 22 de julho de 2022, quintas e sextas, sempre a partir das 20h, e têm duração de 35 minutos. O acesso é gratuito e de classificação indicativa livre.

Antes da pandemia a Companhia investigava o corpo na relação com o espaço urbano, pesquisa intitulada Corpo e Cidade. Inevitavelmente, durante a pandemia, se depararam com a impossibilidade de realizá-la. “Encarando a videoconferência como um novo lugar do fazer e perceber, inauguramos uma outra pesquisa. Tínhamos o tempo, afinal estávamos juntos no momento, apesar de separados no espaço. Limitados pela mediação das telas, ao mesmo tempo, percebemos que estávamos diante de novas possibilidades de subjetivação e interação”, conta Luciana Lara, diretora e coreógrafa da Companhia.

No desenvolvimento desta nova pesquisa, se afastaram da ideia de videodança ou um registro videográfico, “...porque a especificidade desse trabalho está na experiência de estar online com outras pessoas, no encontro e na troca com o outro por meio das telas. A telepresença agrega uma importante camada de emoção, sensação e risco, diferente de um trabalho gravado”, explica Luciana.

Para a criação coreográfica, investigaram as dimensões e a fragmentação do corpo, a relação com o espaço da tela e com a câmera, a bidimensionalidade e a ilusão de tridimensionalidade e ainda a multiplicidade dos significados das palavras e imagens. “O resultado é multidisciplinar com diálogo forte com as artes visuais, a colagem, a fotografia, o cinema, a linguagem da internet e das redes sociais”, detalha a coreógrafa.

Na criação e construção das cenas, foram considerados a configuração visual com telas simultâneas, o fechar e abrir as câmeras, como efeito de edição, e os efeitos de fundo (cromaqui, background e outros). O resultado é como um jogo único, em tempo real, porém, não é uma improvisação livre, “pois é amplamente estudada, com contornos dramatúrgicos pré-discutidos”, ressalta Luciana.

Exibido pela primeira vez em abril de 2020, a performance JUNTOSeSPERAPADOS, desde então, vem sendo recriada e atualizada com versões inéditas a cada apresentação, ao qual novas materialidades, assuntos e recursos tecnológicos são inseridos em sua dramaturgia.

A presente temporada conta com o fomento do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do DF e faz parte do projeto de Manutenção Anti Status Quo nas Telas. Anteriormente, oito outras versões foram apresentadas em festivais sendo: 27º Porto Alegre em Cena (RS), 25º Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília (DF), CAMP_ iN Encuentro Scénico (México) e o Fiver Dance (Lograño - Espanha).





Ficha técnica:

Anti Status Quo Companhia de Dança

Direção e concepção: Luciana Lara

Dramaturgia em colaboração com os bailarinos da Companhia: Déborah Alessandra, Leandro Menezes, Leonardo Rodrigues, Luciana Lara, Márcia Regina, Mônica Bernardes, Rebeca Damian.

Pesquisa em conjunto com o Núcleo de Formação ASQ: Jaqueline Silva, Raoni Carricondo, Camilla Nyarady, João Lima, Maria Ramalho, Marcela Brasil, PA e Renata Studart.

Trilha sonora: Valeria Lehmann

Suporte técnico para streaming: Leonardo Rodrigues





Serviço:

JUNTOSeSEPARADOS

Dias: 14, 15 e 21, 22 de julho de 2022 (quintas e sextas)

Horário: sempre às 20h

Transmissão vivo pelo canal www.youtube.com/user/ANTISTATUSQUO

Duração: 35 minutos

Entrada gratuita

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Acessível a deficientes auditivos





Bate-Papo entre artistas e público com intérpretes de Libras via Zoom:

Dia 15/07 sexta-feira, logo depois da apresentação no YouTube (link será divulgado na apresentação)





Este Projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.