02/12/2021

Inscrições gratuitas abertas para Oficina de Dramaturgia e Pesquisa de linguagem na Dança com Luciana Lara, diretora e coreógrafa da Anti Status Quo Companhia de Dança



A Oficina de Dramaturgia e Pesquisa de linguagem na Dança com Luciana Lara começa nesta segunda-feira! 

Inscrições gratuitas e vagas limitadas! 

 Oficina teórico-prática realizada no zoom indicada a artistas criadores das artes do corpo, dança contemporânea, performance e contaminações. E, também, figurinistas, cenógrafos, iluminadores e artistas multilinguagens, de todos estados e países, que se interessam sobre noções e aproximações em torno do conceito de dramaturgia no universo da criação em dança.


Na oficina de 12 horas dividida em encontros de 6 dias de 2 horas cada, a ideia é impulsionar processos criativos a partir da reflexão e práticas de construção dramatúrgica, experimentação e pesquisa de linguagem. Cada participante desenvolverá um solo a partir do acúmulo de dispositivos e exercícios de criação que envolvem inventário de universo imaginário e referencial, desenvolvimento de vocabulário de movimento, conceitualização, contextualização, estruturação, composição e relação com o espectador.




Introdução:

Novas acepções do termo dramaturgia ampliam seu entendimento e demonstram estar ligadas à sua valorização na criação de espetáculos e a muitas discussões caras à compreensão do desenvolvimento das artes performáticas do século XXI. Essas reflexões problematizam, por exemplo, o apagamento das fronteiras entre as linguagens artísticas, autoria e, ainda, as relações obra/processo de criação e obra/espectador. Na dança, o uso do termo veio de uma compreensão de sua especificidade e busca de autonomia como linguagem artística, a partir do corpo e do movimento.
 
As conceituações ampliadas de “dramaturgia”, particularmente na dança da atualidade, convergem para as noções de construção de camadas sentidos, para um olhar crítico sob o processo criativo da construção e estruturação de uma obra coreográfica/ espetáculo. A dramaturgia pode ser considerada uma espécie de lógica invisível que norteia a escolha e a organização dos diversos materiais estéticos. É perceptível concretamente, isto é, artisticamente, por meio dos elementos cênicos constitutivos de uma obra e suas relações. Dessa forma, é possível compreender que o processo de criação de uma pesquisa artística, onde acontecem as escolhas e a ordenação de seus elementos, está intrinsecamente relacionado à obra.


Luciana Lara é artista da dança, do corpo e do movimento interessada nos atravessamentos de variadas formas de arte. Diretora e Coreógrafa da Anti Status Quo Companhia de Dança (Brasília-DF). Mestre em artes (UnB). Especialização em Coreografia e Coreologia pelo Laban Centre London. Autora do livro: Arqueologia de um processo criativo - Um livro Coreográfico (ANTISTATUSQUO, 2010). Suas criações são conhecidas pela pesquisa de linguagem, forte diálogo com as artes visuais, pesquisa sobre a relação corpo-cidade, novos formatos e suportes e investigação sobre a relação com o espectador. Últimos trabalhos que circularam por vários festivais de dança e teatro no Brasil e exterior: "JUNTOSeSEPARADOS", "De Carne e Concreto - Uma Instalação Coreográfica *foto; as intervenções urbanas: "Camaleões", "Sacolas na Cabeça", Microutopias Cotidianas Aglutinantes do Lugar.



Serviço:
Oficina de Dramaturgia e Pesquisa de linguagem na Dança
Ministrante: Luciana Lara
Dias: De 6 a 11 de dezembro ( de segunda à sábado)
Segunda à sexta de 18:30 ás 20:30
Sábado de 10 ás 12h
Inscrições gratuitas e mais informações: 55 61 996454443 (whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.