06/02/2020

Aulas de Dança contemporânea em Brasília com Luciana Lara - Coreógrafa e diretora da Anti Status Quo Companhia de Dança


Retomamos as aulas no Centro de Dança do DF nesta semana :

DANÇA CONTEMPORÂNEA e OFICINA DE CRIAÇÃO COM LUCIANA LARA no Núcleo de Formação da Anti Status Quo Companhia de Dança 2020

SOBRE AS AULAS:

A Companhia oferece aulas à comunidade no formato de aulas continuadas, oficinas e workshops pelo Núcleo de Formação ASQ, sempre ministradas pela diretora e coreógrafa Luciana Lara, por bailarinos integrantes da companhia e/ou artistas convidados.

No ano de 2020 começamos oferecendo as aulas de dança contemporânea e a Oficina Criação em Dança, ambas ministradas pela diretora e coreógrafa da Anti Status Quo Companhia de dança, Luciana Lara e realizadas no Centro de Dança do DF:

 Saiba mais sobre as duas opções de aulas e fique de olho que em breve tem mais coisa vindo por aí!!!! Você é convidado a fazer uma aula experimental gratuita e conhecer de perto nosso trabalho!
Venha fazer uma aula experimental!





Dança contemporânea com Luciana Lara 

Aulas continuadas práticas e teóricas de consciência, domínio do corpo e qualidade de movimento  e estudo da linguagem da dança contemporânea. Por meio de  diversificado conteúdo e referências como a release-based technique, práticas somáticas, anatomia experimental, improvisação, análise de movimento Laban, criação e apreciação crítica de obras de dança, o aluno desenvolve inteligência corporal autonomia e qualidade na fluência e complexidade do movimento, amplia sua capacidade de percepção, vocabulário e repertório de ações. As aulas partem  de um recorte do trabalho artístico  realizado pela Anti Status Quo Companhia de Dança, ministradas pela própria diretora e coreógrafa do grupo, Luciana Lara com extensa experiência como professora e artista da dança ( 30 anos). As aulas fazem parte do do Núcleo de Formação A.S.Q. 

Indicados a: Artistas da dança, atores,  performers, profissionais, novos intérpretes, coreógrafos, diretores, estudantes de dança e qualquer pessoa que tenha experiência com trabalho com o corpo e o movimento e o desejo de aprimorar expressão e domínio do movimento e estudar  conceitos e práticas da dança contemporânea se aprofundando em seu universo. As aulas também são voltadas àqueles interessados em se aproximar do trabalho da Companhia que querem trabalhar profissionalmente com 

Dias e horários: segundas, quartas e sextas de 18h30 às 20h00
Nível:  intermediário/ avançado
Valor do investimento por mês: R$ 260,00
Número de vagas: 30
Local: Centro de Dança do DF ( sala 1)
Endereço: Setor de Autarquias Norte - VIA N-2 Rua que passa nos fundos ( em baixo ) do Teatro Nacional, perto do prédio da Petrobrás e da L2 norte
Procedimentos para matrícula: no local com a própria professora 


Mais informações: 996454443
E-mail: lucianalara.asq@gmail.com




Oficina de Criação em Dança com Luciana Lara 


Artistas da dança de Brasília, novos criadores, intérpretes criadores, bailarinos/performers, diretores, coreógrafos e artistas de outras linguagens interessados em criação em dança contemporânea,  que  desejam criar e mergulhar em um processo criativo e investigativo da linguagem da dança contemporânea! 
Para quem quer expandir as possibilidades de conceber o que é dança, para quem não se contenta em só fazer aula de técnica, para quem quer pensar, criar e se perder se encontrando dentro da dança contemporânea! Experimente esta proposta de aula diferente de tudo que vc conhece!!!!!


Dias e  horário:  Terças quintas e sextas de 12:15 às 13:45

Local: Centro de Dança do DF (sala 2)

Endereço: Setor de Autarquias Norte - VIA N-2 Rua que passa nos fundos ( em baixo ) do Teatro Nacional, perto do prédio da Petrobrás e da L2 norte

Informações: (061) 996454443 ou pelo e-mail: lucianalara.asq@gmail.com



Saiba mais:

A proposta é a de proporcionar um espaço e tempo de qualidade para o exercício da criação por meio de estudos práticos, teóricos e críticos no campo da experimentação em dança, abordando pesquisa de linguagem, estudos sobre processos criativos e as várias etapas da pesquisa artística em dança.

Conteúdo: Atividades de prática e reflexão que abordarão crítica e poeticamente o processo criativo nas artes com o foco  no corpo e no movimento e na dança contemporânea. Por meio de diversas abordagens sobre a pesquisa de linguagem e estratégias de criação. Uso da metodologia da "não metodologia" onde o processo de criar é criado enquanto se cria, sem pré determinações. Investigaremos  a percepção, noções de corpo, geração e investigação do movimento, dramaturgia na dança, composição, a relação entre forma e conteúdo e também entre processo criativo e obra, a construção e desconstrução de referenciais, as questões do significado em dança, afetos e empatia, ética/estética, os nexos entre figurino, cenário, trilha sonora, e a relação com o público.


Indicada a novos criadores, intérpretes-criadores, bailarinos/performers, coreógrafos, criadores e/ou diretores artísticos



Sobre a  artista que ministra as aulas:
Luciana Lara

Coreógrafa, pesquisadora, artista da dança contemporânea, mestre em
artes no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade de
Brasília - Unb (Linha de pesquisa: Processos Composicionais para a
Cena). Fez especialização no Laban Centre for Movement and Dance em
Londres – Inglaterra (1996-1998). É graduada em Licenciatura em Artes
Cênicas pela Fundação Brasileira de Teatro - Faculdade de Artes
Dulcina de Morais em Brasília-DF. É fundadora, coreógrafa e diretora
artística de um dos grupos de dança contemporânea mais atuantes e
respeitados de Brasília-DF: a Anti Status Quo Companhia de Dança
(desde 1988).

Durante os 31 anos à frente da Companhia, Luciana criou e dirigiu 11
espetáculos, várias intervenções urbanas, exposições, foto performances,
videodança e instalações coreográficas. Últimas obras: Microutopias
Cotidianas Aglutinantes do lugar (2019), “De Carne e Concreto – Uma 
Instalação Coreográfica”(2014), "Sacolas na cabeça“ (2014),"Autorretrato
 Dinâmico“ (2009),  Camaleões ( 2009)“ Projeto de intervenções urbanas
Jamais seremos os mesmos” (2008), “Cidade em Plano” (2005), etc...

Em 1995, foi uma das representantes do Brasil no programa de
coreógrafos internacionais residentes no American Dance Festival, em
Durham, Carolina do Norte (EUA). 

Seus principais estudos se concentram no campo da criação, da
dramaturgia/ criação de sentidos em dança, dos processos criativos, da
relação do corpo com a cidade, da release-based techinque e da
improvisação. Seus trabalhos de criação são reconhecidos pela inventividade, 
experimentalismo, hibridismo, forte diálogo com as artes visuais, 
referenciais como arte relacional e contextual, criações para espaços
alternativos, pesquisa de novas maneiras de se relacionar com o público
e abordagens críticas e políticas.

 Foi professora de disciplinas de expressão corporal,
corpo e movimento nos cursos de artes cênicas na Universidade de
Brasília e na Faculdade de Artes Dulcina de Morais. É autora do livro
“Arqueologia de Um Processo Criativo - Um Livro Coreográfico”
publicado em 2010 pela Antistatusquo pelo Prêmio Bolsa Estímulo à
Crítica da Funarte 2008 e o FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito
Federal.




O Núcleo de Formação A.S.Q.:

O Núcleo de Formação da Anti Status Quo Companhia de Dança criado em 2005 com o objetivo de viabilizar a contínua formação artística e técnica de intérpretes em dança contemporânea.

Também conhecido como Núcleo de Formação A.S.Q. , promove um espaço de contínua formação artística e a capacitação do artista da dança contemporânea na cidade de Brasília-DF de várias maneiras. Aulas regulares, oficinas, workshops de dança contemporânea durante todo ano são oferecidas para estudantes e interessados que queiram fomentar sua formação em dança contemporânea de maneira diferenciada. O conteúdo dado é um recorte do trabalho de pesquisa em dança contemporânea da Anti Status Quo Companhia de Dança, uma das mais reconhecidas e ativas companhias de dança contemporânea do DF e do Brasil.


Muitos artistas das artes cênicas (teatro, dança, performance e circo) de Brasília já passaram pelo Núcleo de Formação A.S.Q., alguns,inclusive, se tornaram dançarinos da própria Companhia. Fazer essas aulas é uma maneira muito interessante de se aproximar e conhecer de perto o trabalho em dança contemporânea realizado à 29 anos por uma das Companhias mais atuantes no cenário da dança contemporânea de Brasília , do Centro-oeste.e do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.