O lançamento do livro "Zona de Contágio: Interações, trocas e criações experimentais em arte contemporânea" com organização de Robson Castro será nesta quinta-feira, dia 28/11 a partir das 20:00 h, no Bistrô Nossa Cozinha – Comercial 402, Bloco C – Asa Norte, Brasília (DF)
Zona de Contágio é um projeto de arte contemporânea que valoriza a experimentação artística e busca promover a criação e a reflexão, estimulando o diálogo entre diferentes artistas e pesquisadores. O projeto promoveu vários encontros para discutir as criações de artistas do DF, realizou uma mostra dos trabalhos e, a partir de todo o processo, das imagens, reflexões e textos produzidos, apresenta agora um livro.
Parafraseando o organizador do livro e também idealizador e curador do Projeto Zona de Contágio, Robson Castro, este livro traz reflexões que perpassaram de alguma forma os membros da Equipe interdisciplinar durante a participação no projeto. O designer do livro e os seis autores dos textos tiveram contato com as obras em processo de 5 coletivos criadores do DF, selecionados numa convocatória pública, durante encontros de contágio. Junto com as imagens da Mostra, realizada no final do projeto os textos se configuram neste livro como uma nova obra.
Nesta edição, que já é a segunda deste projeto, com produção e curadoria também de Robson Castro, o artista plástico e pesquisador Christus Nóbrega foi convidado para conceber um livro-obra, com a provocação de materializar parte do processo que vivenciou com os outros artistas e pesquisadores em encontros de contágio, num livro que fosse além de um catálogo e que, também , tentasse subverter e transpassar a ideia de um livro convencional. Assim, esse livro-obra, traz uma proposta diferenciada em seu formato e layout interno e contém artigos dos pesquisadores e artistas convidados que fizeram parte da Equipe Multidisciplinar: Edson Farias, Luciana Lara, Cecilia Mori, Carlos F. Fernírahk, Maria Eugênia Matricardi e Bia Medeiros. Todos foram convidados a vivenciar processos de troca junto aos 5 coletivos artísticos que foram e a escrever textos, reflexões e/ou artigos nos mais variados formatos que foram cuidadosamente revisados por Suely Gehre.
Luciana Lara, coreógrafa e diretora da Anti Status Quo Companhia de Dança participa do livro da segunda edição do Projeto Zona de contágio com o texto: "Dançando a experiência e as palavras em contágio ou A condição urbana, nossos desejos e formas de arte"
Quem participou do projeto não pode perder e o convite para o lançamento do livro é aberto pra quem quiser conhecer! Ficou muito especial o design de Christus Nóbrega! Imperdível conferir!
Projeto realizado pela CIA INEXISTENTE.
Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
#zonadecontagio