Danilo Fleury, Rebeca Damian, Ramon Lima, Leonardo Rodrigues, Ana Isabel Carvalho e Maria Ramalho compartilharam seus solos que
ainda estão em pleno processo de criação e foram iniciados durante a Oficina de
Criação em dança com Luciana Lara no Núcleo de formação ASQ. Os solos tem
direção de cada participante. A oficina
propõe o exercício da autonomia na tomada das decisões estéticas e artísticas e
o papel de Luciana Lara foi a de uma provocadora, dramaturgista, assim como a participação de todos os participantes nas discussões, também fizeram parte no processo de cada participante.
O compartilhamento
público contou com a presença de uma galera muito bacana de amigos, bailarinos
e artistas da cidade!!!!! Agradecemos a presença de todos.
Saiba mais sobre a oficina e o que foi realizado:
A proposta desta oficina era de oportunizar um mergulho em um processo criativo e investigativo em dança contemporânea. A oficina aconteceu de 10/05 a 10/08/2018 nas terças quintas e sextas de 12:15 às 13:45 no espaço da sala 2 do Centro de dança do DF.
Durante 3 meses, três vezes na semana, em encontros de 1 hora e 30 minutos, os participantes exercitaram a criação por meio de estudos práticos, teóricos e críticos no campo da pesquisa de linguagem, dos processos criativos e da pesquisa artística em dança
Por meio de atividades de prática e reflexão abordamos crítica, e poeticamente o processo criativo nas artes com o foco em dança, envolvendo diversas abordagens sobre a pesquisa de linguagem e estratégias de criação e investigação de movimento por meio de inúmeras improvisações em grupo, duplas, individualmente e também com discussões em grupo sobre impressões da experiência do dia no final ou início de cada aula.
Luciana Lara se utilizou da metodologia da "não metodologia", no sentido de não ter uma metodologia já pré-estabelecida que seria aplicada durante o processo, criando estratégias de ação e criação de acordo com a resposta de cada encontro. Dessa, maneira houve uma continuidade a partir de aspectos que surgiam a partir do próprio interesse do grupo, manifestado durante as improvisações e as rodas de conversa realizadas em praticamente todos os encontros.
Como uma das metas da oficina era a criação de solos, foi
dada mais ênfase a criação individual, desenvolvimento de autonomia,
instrumentalização do intérprete para se auto motivar e enfrentar os desafios
da criação e também dirigiu-se o foco do trabalho para as potencialidades
corporais e idiossincráticas de cada corpo, do desenvolvimento de um
vocabulário autoral de movimento e na conscientização da influência da
cognição, cultura, conceitos de arte e dança na construção de referências e do
imaginário poético de cada um.
É interessante também compartilhar que como parte da metodologia
de trabalho, Luciana Lara fazia provocações coletivas em que cada participante
aplicava individualmente em seu solo. Ao longo do fazer também eram realizados
alguns aconselhamentos e monitoria individuais.
Na investigação do movimento demos foco a exercícios que pensavam e sensibilizavam a percepção, a geração e a retenção de qualidades que especificam o movimento no corpo. Uma continuidade da pesquisa já realizada por Luciana Lara no trabalho da Anti Status Quo Companhia de dança de investigar o movimento pela sensação, pela lógica do corpo, pelo funcionamento da mecânica física e sensória do movimento, a partir da materialidade do movimento,do corpo e do mundo, do estudo da "intenção" no uso do espaço/tempo/energia/peso que dá a especificidade de cada movimento, na consciência do acontecimento mecânico e da percepção.
Desta maneira investigamos também noções de corpo, geração e investigação de movimento, composição, a relação entre forma e conteúdo, estrutura coreográfica e também entre processo criativo e obra, a construção e desconstrução de referenciais, as questões do significado em dança, afetos e empatia, ética/estética, os nexos entre figurino, cenário, trilha sonora, e a relação com o público.
Cada solo apresentado se encontra em momento especifico de descobertas individuais. Durante o processo foi pedido para os bailarinos trazerem um objeto de casa para um exercício de improvisação como um mote para estudar e gerar movimento na relação com o objeto. Daí no último mês, sem intenção prévia, o trabalho com os objetos se manteve e se desenvolveu de diversas maneiras em cada solo. A única participante que não deu continuidade a investigação com o objeto foi Rebeca Damian que preferiu dar continuidade ao trabalho realizado no ano passado dentro do próprio Núcleo de formação, aprofundando suas descobertas e qualidades de movimento.
Na investigação do movimento demos foco a exercícios que pensavam e sensibilizavam a percepção, a geração e a retenção de qualidades que especificam o movimento no corpo. Uma continuidade da pesquisa já realizada por Luciana Lara no trabalho da Anti Status Quo Companhia de dança de investigar o movimento pela sensação, pela lógica do corpo, pelo funcionamento da mecânica física e sensória do movimento, a partir da materialidade do movimento,do corpo e do mundo, do estudo da "intenção" no uso do espaço/tempo/energia/peso que dá a especificidade de cada movimento, na consciência do acontecimento mecânico e da percepção.
Desta maneira investigamos também noções de corpo, geração e investigação de movimento, composição, a relação entre forma e conteúdo, estrutura coreográfica e também entre processo criativo e obra, a construção e desconstrução de referenciais, as questões do significado em dança, afetos e empatia, ética/estética, os nexos entre figurino, cenário, trilha sonora, e a relação com o público.
Cada solo apresentado se encontra em momento especifico de descobertas individuais. Durante o processo foi pedido para os bailarinos trazerem um objeto de casa para um exercício de improvisação como um mote para estudar e gerar movimento na relação com o objeto. Daí no último mês, sem intenção prévia, o trabalho com os objetos se manteve e se desenvolveu de diversas maneiras em cada solo. A única participante que não deu continuidade a investigação com o objeto foi Rebeca Damian que preferiu dar continuidade ao trabalho realizado no ano passado dentro do próprio Núcleo de formação, aprofundando suas descobertas e qualidades de movimento.
Confiram as fotos deste dois dias especiais do processo de
criação dos solos:
Danilo Fleury:
Foto: Jaqueline Silva
Foto: Jaqueline Silva
Foto: Luciana Lara
Foto: Luciana Lara
Foto: Luciana Lara
Rebeca Damian:
Foto: Luciana Lara
Foto: Jaqueline Silva
Foto: Jaqueline Silva
Foto: Luciana Lara
Foto: Luciana Lara
Ramon Lima:
Foto: Luciana Lara
Foto: Jaqueline Silva
Foto: Jaqueline Silva
Foto: Jaqueline Silva
Ana Isabel Carvalho:
Foto: Luciana Lara
Foto: Luciana Lara
Foto: Robson Castro
Foto: Robson Castro
Foto: Robson Castro
Foto: Luciana Lara
Foto: Luciana Lara
Foto: Luciana Lara
Leonardo Rodrigues:
Foto: Luciana Lara
Foto: Robson Castro
Foto Robson Castro
Foto: Luciana Lara
Foto Robson Castro
Foto: Luciana Lara
Maria Ramalho:
Foto: Luciana Lara
Foto: Rebeca Damian
Foto: Rebeca Damian
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