21/06/2016

Amanhã! Sacolas na cabeça em São Paulo!


Realizaremos a intervenção urbana "Sacolas na Cabeça" pelo Projeto Modos de existir: Publicações amanhã, dia 22/06, quarta-feira, de 13:30 às 14:30 na praça Floriano Peixoto / Calçadão da rua Capitão Tiago Luz - Santo Amaro, São Paulo - SP.

Venha viver essa experiência com a gente! Faça parte da intervenção junto com os artistas da Companhia de Brasília! è só fazer o workshop de 10 ás 13h para participar! Inscrições gratuitas no SESC Santo Amaro, sala Multiplouso no térreo .




Sobre o Workshop intervenção urbana e Sacolas na cabeça

O workshop propõe estudo sobre a experiência artística das intervenções em espaço urbano, modificadora da percepção e dos afetos que culmina na realização da intervenção urbana “Sacolas na Cabeça” com os participantes, artistas locais convidados e os bailarinos da Anti Status Quo Companhia de Dança.

Conteúdo: Noções teóricas e práticas sobre intervenções urbanas, arte relacional, estudos sobre o dado, o invisível e o perceptível, estudo de contextos, percepção do espaço urbano, corpo como ponto focal, fluxos e aparelhos urbanos e composição coletiva.

Ministrante: Luciana Lara (diretora)  e bailarinos da Anti Status Quo Companhia de Dança.
Carga Horária: 4 horas
Dia: 22/06/2016 (quarta-feira)
Horário: 10 às 13h (workshop de 10 às 13h e intervenção de 13:30  às 14:30.
Local: SESC Santo Amaro

Indicação de público: Indivíduos, com ou sem experiência em artes, interessados em conhecer a prática artística das intervenções urbanas, pensada por artistas da dança contemporânea. E, também, estudantes de artes, artistas de outras linguagens, bailarinos, atores e performers profissionais. A ideia é promover o encontro de especialistas e leigos para uma vivência artística coletiva.

Quantidade de vagas: ilimitada.

Pré-requisitos: Maiores de 18 anos, com disponibilidade para participar de toda carga horária e da intervenção urbana “Sacolas na Cabeça” que acontecerá dentro da programação do Projeto Modos de existir: Publicações nos arredores do SESC Santo Amaro.


Sobre a  intervenção "Sacolas na cabeça"

É uma intervenção urbana onde pessoas andam pela cidade, vestidas com sacolas de compras na cabeça. A sacola de compras como objeto do cotidiano, pode ser considerada um ícone da sociedade de consumo e do sistema capitalista. Usada de maneira que subverte seu uso pragmático é uma provocação. Confeccionadas como máscaras, as sacolas são um convite à interação. Funcionam como objetos relacionais, provocando situações, reações e leituras que revelam o que está latente no contexto sócio político cultural de um dado momento. Distribuídas, são apropriadas de várias maneiras pelos transeuntes e habitantes da cidade, promovendo inúmeras relações entre pessoas e ambiente. Servem, também, como pontos focais que direcionam o olhar do transeunte para composições espaciais que revelam a paisagem urbana de outra maneira. Detalhes despercebidos da arquitetura, dos fluxos, dos aparelhos urbanos e de seus habitantes e usuários ficam visíveis.

Sacolas na cabeça faz parte de pesquisa da Anti Status Quo Companhia de Dança (Brasília-DF) sobre a relação do corpo com a cidade e tem como ponto de partida a reflexão critica sobre o modus operandi da sociedade atual e sua condição urbana.


Ficha técnica

Direção: Luciana Lara
Concepção: Luciana Lara e dançarinos da Anti Status Quo Companhia de Dança
Dançarinos interventores: Camilla Nyarady, Carol Barreiro, Cristhian Cantarino, Déborah Alessandra, João Lima, Márcia Regina, Olivia Orthof, Raoni Carricondo e  Roberto Dagô. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.