20/07/2013

Espetáculo de dança contemporânea "Cidade em Plano" da Antistatusquo Cia de Dança entra em cartaz no próximo final de semana em Taguatinga!







A Anti Status Quo Companhia de Dança inicia, sua temporada 2013 de apresentações de “Cidade em Plano” - espetáculo de dança contemporânea que investiga a relação do corpo com a cidade de Brasília - no Teatro Sesc Paulo Autran em Taguatinga, dias 26 e 27 de julho às 21h com entrada franca.

Misto de artes visuais, performance e teatro, ao som de trilha especialmente composta para o espetáculo, quatro bailarinos flutuam no desenho da cidade, vestem seu skyline, viram cerrado, reveem a história de sua construção e criticam seus cartões-postais, redimensionando a monumental capital da esperança.


A pesquisa a
rtística partiu da ideia de que o espaço urbano é uma manifestação concreta da natureza dos homens e, neste raciocínio, a cidade seria um vestígio de seus desejos, ambições, ideário e contradições. Brasília foi construída para ser a sede do poder do Estado, a capital do país. Faz parte do imaginário brasileiro, é símbolo da ambição do Brasil de ser moderno, marcou a história com a sua invenção e, idealizada, espelha os paradoxos de nossa cultura.

Com imagens fortes e metafóricas, a coreografia propõe discussões sobre as perspectivas arquitetônica, simbólica, histórica, sensória e política do corpo na capital do poder. As ideias de corpo como paisagem, de corpo na cidade e de cidade no corpo também estão presentes na dramaturgia do espetáculo, tornando visíveis diferentes maneiras de perceber a cidade.

Para a Companhia, é um momento especial reapresentar "Cidade em Plano" em Brasília. Criado em 2006, sua dramaturgia tem relação estreita com os últimos acontecimentos no país. Torna visível na sua dança e nos corpos dos bailarinos as insatisfações e a crítica política que pareciam estar latentes na sociedade brasileira já há muito tempo. Parte do espetáculo parece até ter sido criado agora em 2013, a partir dos sentimentos que levaram milhões de cidadãos às ruas, colocando o corpo no centro das discussões e da crítica às instituições de poder e à forma como o Brasil está sendo conduzido pelos nossos governantes.

Quem não assistiu não pode perder a oportunidade! Quem já assistiu está convidado a rever e a fazer uma nova leitura neste novo momento. Logo após as apresentações o grupo realizará um debate com a plateia,  participe!

No sábado dia 27 de 10 ás 13h no mesmo local,  Luciana Lara irá ministrar o workshop " Camadas de significado na dramaturgia do movimento ". O workshop é gratuito.
  Estratégias e metodologias desenvolvidas durante o processo de criação da dramaturgia e da pesquisa de movimento que compõem o espetáculo Cidade em Plano serão compartilhadas. Serão realizados exercícios de percepção e  improvisação com o foco na construção de estados corporais através de camadas de estímulos sensórios, emoção e ideias a partir da análise e crítica do tema, nas possíveis relações do corpo com a cidade
 

Serviço

Espetáculo: "Cidade em Plano"
ANTISTATUSQUO Companhia de Dança
Data: 26 e 27 de Julho de 2013 (sexta e sábado)
Horário: 21h
Local: Teatro SESC Paulo Autran – Taguatinga
Endereço: CNB 12 área especial 2/3, Taguatinga Norte
Ingressos: Entrada Franca
Censura: 18 anos
Informações: (61)34459150
www.criacaoabertaantistatusquo.blogspot.com.br


Projeto: "Debate com a plateia - por de trás dos bastidores"

Realizado logo após as apresentações com a presença dos artistas que criaram o espetáculo, o elenco de bailarinos e convidados
Participação do público
Duração: 30 à 40 minutos

Workshop
gratuito " Camadas de significado na dramaturgia do movimento "
Ministrante: Luciana Lara
Data: 27 de Julho de 2013 (sábado)
Horário: 10 às 13h
Local: Teatro SESC Paulo Autran – Taguatinga
Endereço: CNB 12 área especial 2/3, Taguatinga Norte
Indicação:
bailarinos, coreógrafos, performers, pesquisadores, professores e estudantes de dança, teatro  e artes visuais.
Inscrições:

Pelos telefones: 96454443(vivo) ou 82058889 (tim)
Ou pelo email: lucianalara@asqdanca.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.