27/05/2013

O Livro "Arqueologia de um Processo Criativo- Um livro Coreográfico" de Luciana Lara agora pode ser adquirido pela internet!

A Anti Status Quo Cia de Dança publicou o livro "Arqueologia de um Processo Criativo- Um livro Coreográfico" de autoria da coreógrafa Luciana Lara  e seu lançamento foi em abril em Brasília! Você pode adquirir o livro diretamente conosco ou  pela internet!

Fizemos uma parceria com a loja virtual zupa e agora o livro pode ser adquirido também on-line!

 É só clicar no link do site: www.zupastore.com e depois em loja e vc verá o nosso livro lá!
Aproveite pois o frete é grátis pra todo o Brasil!



Conheça mais sobre o livro:



          “Arqueologia de um Processo Criativo – Um livro Coreográfico” é a primeira publicação da Anti Status Quo Companhia de Dança de Brasília-DF. Escrito por Luciana Lara, diretora e coreógrafa da Companhia, o livro é um memorial, um registro poético-reflexivo do processo criativo do espetáculo de dança contemporânea chamado “Cidade em Plano“, sobre a cidade de Brasília. O espetáculo é a oitava criação do grupo brasiliense, uma das mais criativas e atuantes companhias de dança contemporânea do centro-oeste do Brasil. A pesquisa artística parte da percepção da influência da cidade no modo de ser e na visão de mundo de quem a habita, e se desenvolve como uma reflexão crítica, política, social e espacial sobre a cidade onde a coreografia e a encenação exploram camadas e planos de entendimento sobre a relação do corpo com a capital do país.  

 
             O livro tem a colaboração dos bailarinos da Companhia e também de artistas de outras linguagens como músicos/compositores, iluminador, designer de som e cenógrafo que participaram da criação do espetáculo. As coreógrafas, diretoras e professoras brasilienses Yara de Cunto (Asas e Eixos) e Lenora Lobo (Alaya Cia de dança) fazem a apresentação do livro. Vários fotógrafos colaboraram com o livro, com destaque para a brasiliense Débora Amorim. A publicação recebeu o Prêmio Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Dança de 2008 e o patrocínio do FAC- Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal do mesmo ano.

 
                 Com uma proposta de projeto gráfico diferenciado, concebido pela própria autora, diretora e coreógrafa da Companhia em parceria com o designer gráfico e parceiro de criações Marconi Valadares, o livro se destaca como publicação rara no mercado editorial de livros sobre dança no Brasil, tanto no conteúdo quanto na sua forma de apresentação. Como o próprio título faz intuir, a proposta é refazer o percurso criativo da construção de um espetáculo de dança contemporânea, revelando as motivações, escolhas, reflexões e procedimentos de sua criação. Palavras e imagens foram coreografadas  para fazer dançar os pensamentos e a imaginação no ato de acompanhar um raciocínio de criação.




                 O projeto gráfico tem impacto visual polissêmico, pois foi elaborado com montagem entre imagens e textos. Imagens metafóricas e escrita pictórica foram criadas com a utilização de recursos como colagem, manipulações de fotos, desenhos, gráficos e jogos visuais com a disposição espacial das palavras. Há uma narrativa visual e outra textual, onde suas interações mútuas multiplicam os sentidos semânticos. Em relação ao conteúdo, em suas 372 páginas o livro destrincha alguns aspectos da criação abordando vários assuntos referentes ao estudo da linguagem da dança no que diz respeito à criação de sentidos. O livro é coreográfico também, pois seu foco está na construção coreográfica. Entendendo o conceito de coreografia como muito mais que a criação de passos, a pesquisa de movimento é revelada na relação com as construções da trilha sonora, do figurino e do cenário, ou seja, na elaboração de uma dramaturgia. Para isso, métodos e estratégias de criação e a investigação do tema, a relação com o público, o trabalho com os bailarinos, a colaboração artística e os desdobramentos das reflexões sobre o tema são, também, discutidos.


        Outro diferencial da concepção da diagramação gráfica está na apresentação do conteúdo que simula o fluxo do pensamento, sem uma ordem cronológica, como em uma conversa informal onde um assunto puxa o outro, aproximando-se da forma como se dá a criação artística. É só abrir o livro e começar a ler a partir de qualquer página. A organização do conteúdo foi elaborada para que o livro possa ser lido em qualquer ordem, sem necessariamente seguir a ordem crescente dos números das páginas.
       


 

O formato do livro propõe, assim, uma experiência visual-sensório-cognitiva, como se o leitor estivesse dentro do processo criativo exposto, muitas vezes, às mesmas questões e estímulos que os criadores se propuseram. O leitor acompanha a fluência das ideias e das reflexões como se estivesse lendo o diário de um criador, testemunha o ato da criação e da construção de sentidos e, ao mesmo tempo, cria , ele mesmo, outros novos sentidos.

É indicado para público bem diversificado: criadores, artistas, pesquisadores, estudantes de artes, amantes da dança contemporânea e, também, para o público em geral que se interessa em conhecer um pouco mais sobre dança contemporânea sob a perspectiva da criação artística e da apreciação de espetáculos. Um DVD com o espetáculo acompanha a publicação, assim, mesmo quem não assistiu a uma apresentação de “Cidade em Plano“, pode apreciar o livro. 

Foi criado um  blog do livro para maiores informações e com a proposta de criar um espaço de diálogo, onde os leitores podem comentar o livro: www.livroarqueologiadeumprocessocriativo.blogspot.com.br



Trechos do livro:

”Colocar seu processo criativo no formato rígido de um livro não foi suportável para a criadora. Luciana Lara trouxe mais que um relato dessa criação, ela procurou e conseguiu dizer o impossível de ser dito. A coreógrafa traduziu sua emoção e comunicou na forma imagética literária o conteúdo reflexivo-artístico do espetáculo “Cidade em Plano” com a colaboração do seu maior parceiro de trabalho, Marconi Valadares.”

Yara de Cunto ( Coreógrafa, articuladora da dança no Brasil e diretora do extinto grupo Asas e Eixos de Brasília-DF)

”A importância de Arqueologia de Um Processo Criativo – Um Livro Coreográfico  é imensurável. Primeiro porque colabora com as publicações em dança contemporânea no país, partilhando uma experiência estética e incentivando novos artistas a fazer o mesmo. Segundo porque reparte com o público, de forma poética, as sensações e descobertas de um processo criativo. Por último, porque traz uma percepção inusitada e bela do CORPO-ESPAÇO-TEMPO  da capital brasileira.”

 Lenora Lobo (Coreógrafa e Diretora do ALaya Companhia de Dança de Brasília-DF)´

 “Não poder compartilhar toda a riqueza de um processo criativo com mais pessoas é um desperdício. Todo o estudo feito fica guardado na lembrança e em gavetas. Dispersando-se no espaço e nas mentes dos seus criadores e, é claro, perdendo-se com o tempo. O acesso à pesquisa feita para a fabricação de uma obra artística, na maioria das vezes, é privilégio dos artistas que a vivenciaram.  O público fica com a seleção final de um longo caminho de escolhas, desconhecendo todo o trabalho que , na verdade, deu forma e conteúdo àquilo a que ele está assistindo...  A proposta do livro é abrir os bastidores de um espetáculo de dança contemporânea e colocar ao alcance do público os detalhes do fazer artístico, compartilhando as reflexões que envolveram toda a pesquisa de montagem de uma obra coreográfica. Uma oportunidade para revelar a dança sob a perspectiva  da prática, do ponto de vista de quem cria, e com isso, multiplicar pensamentos sobre arte.”

Luciana Lara ( trecho da introdução)


Dados técnicos da publicação:
Nome do livro: “Arqueologia de um Processo Criativo - Um livro coreográfico”
Autoria: Luciana Lara
Realização: Anti Status Quo Cia de Dança
Número de páginas: 372
Formato: 24/24 cm fechado - 24/48 cm aberto
Capa/cor: 4/4 cores - policromia
Miolo/cor: 4/4 cores - policromia
Capa/papel: Cartão Duo Designer 350g laminação fosca BOPP
Miolo/papel: Couchê fosco 150g
Inclui DVD com imagens em movimento do espetáculo “Cidade em Plano”.
ISBN: 978-85-64041-00-4

Contato:
Telefone: 61 96454443

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.