09/04/2013

Discurso de Luciana Lara no lançamento do livro Arqueologia de um processo criativo - Um Livro coreográfico


Queria tornar público o "discurso " de agradecimento que escrevi  e só li no segundo dia de lançamento do livro, na esperança que essas palavras cheguem aos olhos e ouvidos de quem não estava presente nesse dia!  Por isso, publico ele aqui:







Boa noite,

Primeiramente, queria agradecer muito a presença de todos vcs no lançamento deste livro.

Quem não estava aqui ontem, não sabem, mas vou contar :
Quem me conhece sabe que gosto muito de improvisação pela presença forte da verdade do momento  durante este ato, mas ontem fui um fracasso ao  microfone justamente por causa dessa verdade ! Uma grande emoção tomou conta e  não permitiu que eu  dissesse nada do que queria.

Então peço que compreendam que vou me utilizar de um recurso que pode me ajudar a enfrentar a emoção sem perder a memória: vou ler este papel !  Sinto muito, pois muitas pessoas, as quais vou me referir neste pequeno discurso, estavam ontem aqui  e hoje não puderam estar presentes. Peço que os amigos em comum contem como mencionei seus nomes hoje aqui nesta fala. Agradeceria muito porque isto é importante. Agradecer é muito importante.

Nunca é demais reconhecer  o quanto não fazemos nada sozinhos. E eu queria muito ressaltar que nesta celebração que é o lançamento deste livro  é preciso dizer que sou eu, Luciana Lara, a autora e idealizadora junto com Marconi Valadares no design gráfico do  livro que vcs tem em mão agora, mas o conteúdo do livro foi construído colaborativamente com todos os artistas envolvidos na criação do espetáculo Cidade em Plano. Como diretora e coreógrafa da Anti Status Quo dirigi o  processo criativo que gerou o espetáculo, e nesta função organizei o conteúdo do livro a partir de todo o material discutido em sala de ensaio. Ao ler o livro vcs vão notar que o mais certo talvez seria ter uma mesa enorme para que todos os bailarinos, o designer de som, os compositores da trilha, o iluminador e o cenógrafo pudessem dar seus autógrafos.

É assim que peço que todos os artistas responsáveis por esta jornada incrível de criação
venham até aqui a frente do público juntar-se a mim para que eu possa agradecê-los


Bailarinos:
Claudia Duarte
Carolina Carret
Marcela Brasil
Gigliola Mendes
Aline Maria
Karla freire
Rafael Villa
Robson Castro
Juliana Sá
Leandro Menezes
Breno Metre
Thaís Khouri
Paula Queiroz

Iluminação
Marcelo Augusto

Cenário, objetos de cena, direção de montagem e vestido cartões-postais, e inúmeras outras funções que não dariam para listar aqui...
Marconi Valadares

Trilha Sonora Original
Direção
Luciana Lara
Músicas: “Skyline”, “Bsb saga”, “Construção”, “Desconstrução do peixe vivo”
Composição
Valéria Lehmann
Música: “Réquiem JK”
Composição e interpretação (Trompete)
Moisés Alves
Concepção e Pesquisa de roteiro de sons Cena Cartões Postais e Memória Afetiva
Paulucci Araújo
Luciana Lara
Captação de som
Paulucci Araújo
Marconi Valadares
Pablo Ornelas
Antonio Serralvo
Mixagem dos sons
Antonio Serralvo e Luciana Lara com colaboração de Chico Aquino e Pablo Ornelas
Composição Sapateado
Gigliola Mendes e Aline Maria

DESIGN DE SOM QUADRIFÔNICO E FILMAGEM/EDIÇÃO DE VÍDEO PÔR DO SOL
Antônio Serralvo
FILMAGEM/ EDIÇÃO DE VÍDEO CARTÕES-POSTAIS
Luciana Lara
PROGRAMAÇÃO VISUAL
Marconi Valadares
PRODUÇÃO
Marconi Valadares e Quanta Produções Artísticas
ASSISTENTES DE PRODUÇÃO
Renato Valadares e Rodrigo Valadares

Queria também agradecer:

Pelo fundamental apoio e amor de meu marido e toda a dedicação durante toda a feitura desse livro, como meu primeiro leitor e crítico e também do seu trabalho e envolvimento na realização deste evento, Robson Castro.

Meus pais pelo amor e apoio incondicionais a todas as minhas escolhas

Pela amizade e paciência e compreensão de Soraia Soares e Milena Soares  do tempo do processo de feitura desse livro que roubou o Marconi de vcs.

Pela compreensão dos amigos e familiares em relação ao tempo dedicado ao livro.

Pela gentileza de Wladimir Carvalho e Rochael Acântara pela  honra de poder  publicar as imagens de suas obras. ( Wladimir pelas Cenas do seu importante filme sobre a construção de Brasília   “Conterraneos velhos de guerra e  Rochael pelas partituras de suas composições musicais inspiradas nos desenhos da arquitetura de Brasília)

Pelo entusiasmo e incentivo constante de Yara de Cunto e também pelo empenho, ideias e trabalho importante de apoio para a realização deste evento.
Pelo companheirismo e apoio de Lenora Lobo

Suas palavras, Yara de Cunto, junto com as de Lenora Lobo na apresentação do livro engrandecem nossa publicação, como vcs depois poderão perceber lendo, mais tarde, as primeiras páginas do livro....Obrigada por aceitarem o convite para este trabalho e saibam que nossa honra e gratidão são grandes não só pelo conteúdo do texto mas por todo o companheirismo de vocês duas durante toda a trajetória da Companhia que nesse momento emocional não podem deixar de ser citados! E pessoalmente por sempre me incentivarem a fazer um trabalho autoral.

 A todos os fotógrafos pela concessão e contribuição de seus trabalhos em especial Débora Amorim pelo trabalho difícil que vc nos deu de selecionar as fotos para colocar no livro e pela parceria na história do grupo!

Pela contribuição de Liana Gesteira, no ponta pé inicial com a organização das idéias e dos materiais de arquivo.

Pela força, compromisso e dedicação  e entrega ao trabalho dos bailarinos Paula Queiroz, Breno Metre, Leandro Menezes e Gigliola Mendes durante a feitura do livro!

Pelas contribuições e o trabalho no livro de Rafael Villa e Breno Metre

A Maria Lúcia, minha psicóloga pelo suporte as palavras em momentos  fundamentais.

A Wagner Hermushe pelo apoio, olho clínico e amizade em um momento importante de finalização do livro  

Pelo carinho e apoio constantes de Maria Helena Soares, minha querida madrinha e Andrea Boni.

A Renato e Pedro Silveira por todo o trabalho e empenho na realização deste evento de lançamento.

Pela inspiração, e todo aprendizado que tenho tido com meus alunos, que me inspiram diariamente a pensar a dança e refletir sobre meu trabalho,  em especial os do Núcleo de Formação da Companhia. Esse livro foi feito pensando muito em vcs!!!

Por todo aprendizado que tive com  Suely Gehre  durante seu trabalho de revisão, que na verdade foi mais do que um trabalho de revisão. Você foi um grande presente que a experiência de fazer esse livro me deu :  agora você virou uma amiga muito especial!

Pela amizade, energia, companheirismo e dedicação de Antonio Serralvo não só neste espetáculo como em outros tantos e  agora especialmente na realização deste evento!

Queria também agradecer com muito carinho Leandro Menezes que nos últimos dois anos me deu um apoio na Companhia sem precedentes! Jamais vou esquecer Le!!!

Queria também agradecer a Samuel Araújo por esses  nossos últimos tempos! 
 
Aproveito para agradecer e apresentar a vcs  junto com Leandro Menezes e Samuel Araújo os  atuais bailarinos da Companhia que vieram somar seus talentos aos novos trabalhos da Companhia, com uma energia revigorante, Luara Learth, Valeria Rocha, Vinícius Santana, Danilo Fleury e também a volta de Rafael Villa !

E por último queria fazer um agradecimento pessoal a Marconi Valadares por todo seu amor, dedicação e trabalho imprescindível em tantas instâncias  do funcionamento da Anti Status Quo  Companhia de Dança e da realização e viabilização das ideias. Obrigada por todos esses anos acreditando e compartilhando sonhos artísticos!
                                                       

Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Arte - FUNARTE, no Programa de Bolsas de Estímulo à Produção Crítica em Artes - categoria Produção crítica em Dança e pelo FAC – Fundo de apoio a cultura do DF, sem eles teria sido impossível realizar este livro, mas é importante também ressaltar que houve um investimento de recursos próprios meu e do Marconi Valadares para conseguirmos fazer o livro  da forma que imaginávamos e queríamos entregar a vocês, nosso querido público.

É isso, muito obrigada!  


2 comentários:

  1. Toda dedicação parece pouca perto da de vocês. O que fazemos quando contribuímos com a Cia e com vocês é dar o nosso centavo de sangue suor e lágrimas para que a vanguarda da dança, essa semente de que tanto precisamos para que o futuro nos pareça menos sombrio, não se perca em meio a tanto investimento no óbvio, no trivial. Espero de coração ter força e recursos para apoiar muito e muito mais ainda. Torço muito que esses 24 últimos anos, dos quais participei de pelo menos 10 (como passa rápido!) tenham sido apenas a escola necessária e o impulso para decolar rumo ao desconhecido tão amado por todos nós. Continua criando Lu. Nós estamos aqui pra garantir o vôo!

    ResponderExcluir
  2. Querido Antonio Serralvo!!!Muito emocionada com mais essas palavras suas tornadas públicas. Que elas ecoem quadrifônicamente no universo e nos tragam bons ventos e que muita coisa ainda possa vir!!!!!!!!!!!!Sua parceria é preciosa e muito prazeirosa!!!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.