12/11/2010

O que o Núcleo de Formação anda fazendo



Nesse último semestre de 2010 a proposta é realizar um trabalho técnico criativo. Trabalhar improvisação, movimento autêntico, noções de Laban Análise, consciência do movimento, composição e o exercício de estar em cena, no palco, no contato com o público. Começamos então uma jornada bem interessante onde começamos a realizar pequenos projetos.

 Começamos com a  performance das "Cenas Surrealistas de Dalí"  no Jogo de Cena. Buscamos  no repertório da Companhia uma cena do espetáculo Dalí (2000) e fizemos uma adaptação da cena para apresentar. Nessa oportunidade  o núcleo de formação teve a oportunidade de experimentar um pouco o trabalho com a dramaturgia do espetáculo e  improvisação dirigida. Todos os  integrantes tiveram a chance de experimentar no corpo as várias cenas passando por especificidades da abordagem do corpo e do movimento. Para isso fizeram exercícios como automatismo psíquico ou método paranóico crítico de Dalí, estudaram vida e obra do Dalí paara entender como surgiram as análises que culminaram em cada coreografia de cada cena, estado corporal, performance e representação também foram abordados.


A própria apresentação no Jogo de cena instigou  as discussões e exercícios sobre  presença/ verdade cência, sobre o estar /ser em cena, o estado de consciência dupla, sobre o  que é estar envolvido na cena e ao mesmo tempo saber que está em cena, investigamos também composição em cena/ relação com o público e percepção. O trabalho culminou em vários exercícios em "câmera lenta", culminando em uma intervenção urbana realizada no setor bancário sul de 1 hora de duração que foi filmado e vai virar um vídeo em breve.

Deste desdobramento começamos a trabalhar qualidade de movimento e com isso chegamos a Laban. Trabalhos principalmente dinâmica, explorando o gráfico de esforço.  Este estudo nos levou ao estudo de Espaço coincidindo com a exposição "O Mundo de  Escher" no CCBB e com o Festival Nova Dança que lançou uma proposta em edital com inscrições abertas para vídeos-dança em celulares. Focamos o trabalho de Espaço, então, nas visões do corpo por essa micro tela dos celulares e  a discussão do tema proposto: sexualidade/ estética do corpo. Tivemos muitas conversas interessantíssimas sobre concepções de corpo/ gênero/ padrões de beleza estabelecidos e como tudo isso está em nossa dança. No momento seguimos com as experimentações compomdo vários vídeos durante os encontros.



Uma das iniciativas mais interessantes do núcleo de formação movidos pelo trabalho desse semestre foi  a criação do blog: Hoje tem dança! Uma extensão da sala de aula, um espaço a mais para compartilhar o que não dá tempo nas 1.30 minutos que temos três vezes na semana... Fotos, artigos, vídeos, pensamentos, links , tudo que as aulas suscitam continuam reverberando lá.... Visite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.