26/09/2010

Hoje: Encerramento da V Mostra do Núcleo Alaya Dança



O espetáculo Viajante da Luz, solo da dançarina brasileira radicada na Alemanha, Lina do Carmo, encerra hoje, domingo, 20h, a V Mostra do Núcleo Alaya Dança, no Museu da República, em Brasília. 
O trabalho encontra seu ponto de partida na gênese do ‘Encantamento do Sonho’, conhecida como Dreamspell, ainda hoje presente na cultura dos Maias. Inspirado no inquietante momento de transição cósmica e revelações, Viajante da Luz comunica a consonância entre o poder do movimento e a harmonia da vida, entre a terra e a consciência galáctica e indica o estágio seguinte da evolução humana.
Analogicamente, como nas pinturas circulares simbólicas de animais da cultura europeia e outros traços sígnicos em diferentes culturas ancestrais, Viajante da Luz traz uma tipologia que esboça a complexidade dos ciclos astronômicos. E como isto se relaciona com formas de experiências longínquas, fica enraizada profundamente na riqueza existencial do inconsciente humano, no conhecimento em torno de si mesmo e do cosmos.
Em cinco cenas, Lina do Carmo incorpora o viajante, memorizando este mundo de mistérios. A viagem ocorre através e na luz, – e ela torna-se a Luz. O corpo transforma-se num corpo planetário, conectado com a natureza mais interna do “Ser” e seu todo. A coreografia explora o contexto energético da fisicidade simbólica através de contrastes cromáticos na linguagem dos movimentos, imbuídos por ritmos surpreendentes, sons e projeções videográficas.
Uma Viagem adentrando o universo estranho da cultura dos Maias, composta como um ritual, busca transportar da origem o arquétipo do Ser universal e atemporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.