23/11/2009
ASQ Dança-Educação
A Escola vai ao Teatro – A.S.Q. Arte-educação- Uma abordagem Triangular através dança” é um projeto da companhia que leva alunos do ensino médio da rede pública de ensino do DF ao teatro para assistir um programa totalmente voltado pra dança com o foco na Dança Contemporânea.
A idéia do projeto é mediar o encontro dos jovens com a arte da dança, através de um programa de 2 horas e meia onde o educando tem uma aula expositiva sobre os tipos de dança que existem, mostra de vídeo com danças de várias partes do mundo chamado " O que é dança?" , apresentação do espetáculo de dança contemporânea da Anti Status Quo Companhia de Dança chamado “ Cidade em Plano” que tem como tema a cidade de Brasília e 2 debates de apreciação crítica, um sobre o vídeo e outro sobre o espetáculo e por fim uma aula prática de dança contemporânea. O programa foi idealizado dentro da Abordagem triangular sitematizado pela Arte-educadora Ana Mae, onde o ensino da arte acontece contemplando três formas que temos de nos deparamos com a arte: apreciando, contextualizando e produzindo.
O Projeto teve sua criação em 2004,e já contemplou mais de 6.000 crianças e adolescentes da rede pública de ensino do DF. Totalmente gratuito, o projeto viabiliza a logística para as escolas públicas participarem com a organização de todo o cronograma, ônibus fretado e monitoria especializada.Na sua terceira edição, este ano o projeto foi realizado na sala Plínio Marcos do Complexo Cultural Funarte, dias: 22,23, 28, 29 e 30 de outubro, no turno matutino de 9.00 ás 11.30 e turno vespertino de 14.30 ás 17.00. Ao todo foram 8 apresentações fechadas para os alunos do ensino médio da Escola São Francisco da cidade satélite de São Sebastião. Uma das razões que esta escola foi escolhida para ser beneficiada este ano foi o fato de realizar o projeto "FILOSOFANÇA" coordenado pela professora de filosofia e também bailarina da companhia Gigliola Mendes.
O Projeto é uma iniciativa sócio-cultural que proporciona o acesso aos bens culturais, contribuindo para auto estima, o conhecimento e o respeito à diversidade cultural. Desenvolve a apreciação crítica através do processo de leitura de um espetáculo de dança, incentivando um olhar ativo, a percepção imaginativa e a atitude interrogativa e curiosa, além de facilitar o encontro dos alunos com artistas num diálogo direto e aberto, estimulando o exercício da reflexão poética, estética e comunicativa da arte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.