02/07/2009

Pina e Michael em mim

Como não falar deles num momento desses. No meu autorretrato não sei nem como dimensionar a influência deles. Michael foi pro "pop" o que Pina foi pra linguagem da arte da dança contemporânea e do teatro.

Quando vi Michael pela primeira vez tinha 14 anos, no auge da minha adolescência! Assisiti Thriller na TV. Me lembro da sensação!Naquela época não vinculava na tv tanta diversidade como hoje. Tempo de axé, música sertaneja, pagode e rock covivendo as vezes ao mesmo tempo num mesmo programa de tv... Quando Michael apareceu era só ele , foi um impacto tão grande ... Ele reverbera até hoje em mim na paixão que sinto pelas artes... Michael me encantou com todas naquele vídeo: dança, coreografia, interpretação, música, figurino, maquiagem, cinema, iluminação. Eu queria era dançar muito , no ritmo da música!!!!! Lembro direitinho do meu encantamento, a provocação , a vontade de sair dançando e criando coreografias....

E Pina? Ah Pina!!!!Significa em mim o refinamento do entendimento de arte , do que é dança, a dramaturgia do movimento, a emoção no dançar, a maestria na orquestração dos elementos cênicos, a paixão pela pesquisa prática da coreografia, o sentido de fazer arte. Assisti "Victor" em Londres na última fileira de um teatro imenso , sentada na ponta da cadeira pra não perder a parte da frente do palco. Depois de 3 horas de espetáculo, meu joelho não mexia mais, mas eu estava feliz e preenchida. Pina Baush nutre a gente quando a gente experencia uma de suas obras.

O que eu poderia dizer de novidade de tudo que já não foi dito sobre eles?

Ah.... Escrevo aqui só pra registrar, assumir e reverenciar suas influências em mim!
E fico aqui imaginando os dois dançando juntos, lá não sei nem se acredito onde....



























Assistam Pina Baush em Cafe Müller:


O Lamento da Imperatriz:


Barba Azul:




The man I love:

Para saber mais leia postagem na parte direita deste blog e o artigo de Ciane Fernandes: " A Dança Teatro de Pina Bausch: Redançando a História Corporal " :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.