Na Dobra do Invisível é uma residência de criação em dança contemporânea que será realizada em Salvador-BA, ministrada pela coreógrafa Luciana Lara, do Distrito Federal, Brasília.
Este projeto integra as ações do Teatro Vila Velha em comemoração rumo aos seus 60 anos. O Vila Ocupa o MAB.
Inscrições até 04/04/2024 pelo formulário google:
SOBRE A RESIDÊNCIADe 08 e 18 de abril, no Museu de Arte da Bahia, Luciana Lara - renomada diretora e coreógrafa da Anti Status Quo Companhia de Dança de Brasília-DF, reconhecida por seus trabalhos pela pesquisa de linguagem, pelo questionamento da percepção e forte diálogo com as artes visuais - convida artistas para uma imersão de criação e investigação em dança contemporânea que resultará em uma obra inédita com duas performances públicas.
A residência investigará o que revela as relações do corpo com a arquitetura, objetos, imagens e o contexto, a partir de conceitos expandidos de dança. Será realizada uma pesquisa prático-teórica interdisciplinar para a concepção de uma obra coreográfica inédita. A criação será realizada com e a partir dos participantes, por meio de improvisações, dispositivos e discussões baseadas em material pictórico, escultórico e iconográfico colecionados coletivamente, além de estudos sobre comportamento social, percepção espacial e interação com espaços públicos e seus contextos. O corpo será abordado como acionador de uma paisagem coreográfica que torna visível, ressignifica e potencializa fricções entre passado, presente e futuro e ainda dimensões simbólicas e realidades. Além da investigação de corporeidades e movimentos em coletividade, serão exploradas questões técnicas sobre o ato de performar e a relação com o público.
A residência é indicada a artistas da dança, performance e de linguagens que buscam intercâmbios com artistas renomados de outros estados do Brasil, que desenvolvem pesquisa artística continuada para expandir suas experiências e conceitos artísticos; e em especial, àqueles que querem investir em criação e que queiram mergulhar num processo criativo contribuindo como colaborador e performer de uma criação original.
SOBRE A COREÓGRAFALuciana Lara é uma das mais atuantes e renomadas criadoras da dança contemporânea no Brasil. Suas últimas criações como coreógrafa e diretora da Anti Status Quo Companhia de Dança como “QR Corpo”, “Microutopias Cotidianas Aglutinantes do Lugar”, “Camaleões” e “De Carne e Concreto” tem se destacado em importantes festivais de dança contemporânea e teatro no país como o Panorama no Rio de Janeiro, o MIT-SP, o Cena contemporânea em Brasília, SESC Palco Giratório e no exterior como o DDD+ FITEI em Portugal, BITEF na Sérvia, MLADLEVI na Eslovênia, Camp_in no México, Zurich moves! na Suíça. Lara é mestre em Artes pela UnB, estudou Coreografia e Coreologia no Laban Centre de Londres – Inglaterra. Suas criações desafiam as tentativas de categorização com diferentes formatos e afirmam a urgência de questionar padrões estabelecidos. Seu trabalho é reconhecido pela pesquisa de linguagem, por abordagens expandidas do conceito de dança, pela interdisciplinaridade com destaque para o diálogo com as artes visuais e pelas dramaturgias críticas, onde o corpo é sempre o centro das discussões. É autora do livro: “Arqueologia de um Processo Criativo - Um Livro Coreográfico”.