28/04/2024

Abertura do processo da Residência artística "Olho por olho, dente por dente" com Luciana Lara no Festival do Teatro Brasileiro Cena Distrito Federal no Rio de Janeiro.



Na última quinta-feira dia 25 teve abertura do processo no encerramento da residência artística Olho por olho, dente por dente com Luciana Lara nos espaços da UniRio


Foram 36 horas de imersão em várias dimensões da criação em dança que começou no dia 20 de abril, no Rio de Janeiro.

A Residência investigou e buscou desenvolver o vocabulário de movimentos pessoais a partir de exercícios e improvisação baseados em conhecimentos sobre anatomia, consciência corporal e propriocepção. Abordamos também a criação e a composição por meio de estudos sobre temáticas, a partir de pesquisa iconográfica, leitura crítica de imagens, discussões e estudos sobre espaço e processos intersemióticos.

Nossos agradecimentos ao Festival do Teatro Brasileiro cena Distrito Federal no Rio de Janeiro, a Sergio Bacelar e Guilherme Sebastião pela acolhida e por proporcionar esse intercâmbio, a artista da dança Camilla Fersi pelo encontro e sintonia, professora Juliana Manhães e as monitoras Kyara e Yhorana pelo cuidado, atenção e assistência logistica.

E especialmente a todos participantes da residência: 
Beatriz Dantas, 
Duda Menezes, 
Emanuel Armando, 
Kyara Zenga, 
Lukete Maldoso, 
Sol Souza,
Vinicius Rigo, 
 Yhorana Carpanelli e 
Yuri Ramundo
 pelas trocas, movimentos, a confiança e o mergulho nestes dias intensos.

A abertura de processo da Residência foi realizado dentro da programação do Festival do Teatro Brasileiro - cena Distrito Federal no Rio de Janeiro.

De 18h ás 19h

Ponto de encontro: Entrada da CLA da UniRio, corredor do lado da biblioteca.

Entrada gratuita


Fotos de Gilherme Sebastião e Festival do Teatro Brasileiro











                      





  












       





















































12/04/2024

Vai ter Residencia artística com Luciana Lara no Rio de Janeiro - RJ chamada: "Olho por olho, dente por dente" dentro do Festival do Teatro Brasileiro



Depois de realizar uma residência em Salvador, a diretora e coreógrafa da Anti Status Quo Companhia de dança desembarca no Rio para participar do  Festival do Teatro Brasileiro com outra residência de criação em dança chamada " Olho por olho, dente por dente," 

As inscrições estão abertas e nessa oficina tem ajuda de custo para os participantes! Pessoal do Rio, Não perca!





Sobre a Residência 


Por meio de modus operandi similar ao da colagem, apropriações e ressignificações de material pictórico colecionado coletivamente serão a base para a pesquisa de gestos, posturas, movimentos e fisicalidades. Realizaremos procedimentos e estudos práticos de interação entre corpos, objetos e imagens para criar corporalidades que potencializam fricções entre mundos e realidades e gerem alusões, impressões, reflexões e sensações sobre os temas mais caros à atualidade. Criaremos uma paisagem coreográfica onde o corpo é o centro de onde emerge, expurga, concentra e fricciona as questões do mundo.



Serviço:

Residencia OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE com Luciana Lara no Rio de janeiro-RJ 

Período: de 20 a 25 de abril

Local: Escola de Teatro da UNIRIO

15 vagas 

Ajuda de custo para os participantes selecionados: R$ 135,00

Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeHxKFdyuZ-pqQxqu_ltxipzEtyQc4QgaMa7jwSzc5zFYvHkw/viewform?fbclid=IwAR0VqQqiSOcGvAOafDAgcJ_upAlk8Ex6w3g7eoq3C8PlP78uWCgROJCLx7k_aem_ASOyRCMn0nro7tUO86ZCe-bntDrAs0Gl2hCeHDjT3lS3SOaHCccyqYTfM_Wxr9FqD9jGewyJptXAHTWKKI-LoEE5

Locais na UNIRIO por dia da residência:


Dias 20(SAB) e 21(DOM)(Manhã e Tarde) 9h - 13h / 14h - 18h – (SALA NELLY LAPORT/CLA/UNIRIO)

Dias 22(SEG) e 9h - 13h (SALA NELLY LAPORT/CLA/UNIRIO)

24(QUA) (Manhã) 9h - 13h (SALA NELLY LAPORT/CLA/UNIRIO)

Dia 25 (QUI) (Manhã e Tarde) 9h - 13h / 14h às 18h (ROBERTO DE CLETO/CLA/UNIRIO)

Obs: Ao final do dia 25/04 haverá uma demonstração do resultado do trabalho realizado na oficina no turno da noite entre às 18h - 19h nas próprias dependências do CLA. Será necessário mais 3 horas à combinar.




Saiba mais sobre o festival e a residência: https://festivaldoteatrobrasileiro.com.br/index.php/class/residencia-olho-por-olho-dente-por-dente-com-luciana-lara-9/

01/04/2024

Em Salvador-BA: Residência de criação em dança Contemporânea com a coreógrafa Luciana Lara




Na Dobra do Invisível é uma residência de criação em dança contemporânea que será realizada em Salvador-BA, ministrada pela coreógrafa Luciana Lara, do Distrito Federal, Brasília.

Este projeto integra as ações do Teatro Vila Velha em comemoração rumo aos seus 60 anos. O Vila Ocupa o MAB.


Inscrições até 04/04/2024 pelo formulário google: 



SOBRE A RESIDÊNCIA
De 08 e 18 de abril, no Museu de Arte da Bahia, Luciana Lara - renomada diretora e coreógrafa da Anti Status Quo Companhia de Dança de Brasília-DF, reconhecida por seus trabalhos pela pesquisa de linguagem, pelo questionamento da percepção e forte diálogo com as artes visuais - convida artistas para uma imersão de criação e investigação em dança contemporânea que resultará em uma obra inédita com duas performances públicas.

A residência investigará o que revela as relações do corpo com a arquitetura, objetos, imagens e o contexto, a partir de conceitos expandidos de dança. Será realizada uma pesquisa prático-teórica interdisciplinar para a concepção de uma obra coreográfica inédita. A criação será realizada com e a partir dos participantes, por meio de improvisações, dispositivos e discussões baseadas em material pictórico, escultórico e iconográfico colecionados coletivamente, além de estudos sobre comportamento social, percepção espacial e interação com espaços públicos e seus contextos. O corpo será abordado como acionador de uma paisagem coreográfica que torna visível, ressignifica e potencializa fricções entre passado, presente e futuro e ainda dimensões simbólicas e realidades. Além da investigação de corporeidades e movimentos em coletividade, serão exploradas questões técnicas sobre o ato de performar e a relação com o público.

A residência é indicada a artistas da dança, performance e de linguagens que buscam intercâmbios com artistas renomados de outros estados do Brasil, que desenvolvem pesquisa artística continuada para expandir suas experiências e conceitos artísticos; e em especial, àqueles que querem investir em criação e que queiram mergulhar num processo criativo contribuindo como colaborador e performer de uma criação original.

SOBRE A COREÓGRAFA
Luciana Lara é uma das mais atuantes e renomadas criadoras da dança contemporânea no Brasil. Suas últimas criações como coreógrafa e diretora da Anti Status Quo Companhia de Dança como “QR Corpo”, “Microutopias Cotidianas Aglutinantes do Lugar”, “Camaleões” e “De Carne e Concreto” tem se destacado em importantes festivais de dança contemporânea e teatro no país como o Panorama no Rio de Janeiro, o MIT-SP, o Cena contemporânea em Brasília, SESC Palco Giratório e no exterior como o DDD+ FITEI em Portugal, BITEF na Sérvia, MLADLEVI na Eslovênia, Camp_in no México, Zurich moves! na Suíça. Lara é mestre em Artes pela UnB, estudou Coreografia e Coreologia no Laban Centre de Londres – Inglaterra. Suas criações desafiam as tentativas de categorização com diferentes formatos e afirmam a urgência de questionar padrões estabelecidos. Seu trabalho é reconhecido pela pesquisa de linguagem, por abordagens expandidas do conceito de dança, pela interdisciplinaridade com destaque para o diálogo com as artes visuais e pelas dramaturgias críticas, onde o corpo é sempre o centro das discussões. É autora do livro: “Arqueologia de um Processo Criativo - Um Livro Coreográfico”.