11/02/2014

Lançamento do livro "Arqueologia de Um Processo Criativo - Um Livro Coreográfico "e palestra em Uberlândia (MG) nesta sexta-feira dia 14 de Fevereiro dentro do Projeto Mono-Blocos.

 

 

 

 

Coreógrafa de Brasília lança livro e faz palestra em Uberlândia à convite do coreógrafo Lakka integrando as atividades do Projeto Mono-Bloco em Uberlândia

Evento integra atividades do Projeto Mono-Blocos que realizará também diversas apresentações na cidade neste próximo fim de semana


Luciana Lara é diretora e coreógrafa de uma das mais criativas e atuantes companhias de dança contemporânea do centro-oeste do Brasil, a Anti Status Quo Companhia de Dança de Brasília-DF.
Na próxima sexta-feira (14), ela estará em Uberlândia a convite do Projeto Mono-Blocos – Ação, Ocupação e Interação na Praça, patrocinado pela Petrobras, para realizar uma palestra e lançar o livro “Arqueologia de um Processo Criativo – Um livro Coreográfico”. A palestra acontecerá na sala 01 do Bloco 3M da UFU – Universidade Federal de Uberlândia às 14h. Logo após, às 15h30, ocorrerá o lançamento do livro no saguão do Bloco 3M. Os dois eventos têm entrada franca.

A publicação, que já recebeu o Prêmio Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Dança, destaca-se no mercado editorial de livros sobre dança no Brasil, tanto pelo conteúdo quanto por sua forma de apresentação.

O livro é um registro poético-reflexivo, uma espécie de memorial crítico do processo criativo do espetáculo de dança contemporânea chamado “Cidade em Plano“, sobre a cidade de Brasília, em que a percepção da influência da cidade no modo de ser e na visão de mundo de quem a habita desenvolve-se como uma reflexão crítica. 

De acordo com Vanilton Lakka, coordenador do Projeto Mono-Blocos, o trabalho de Luciana Lara dialoga com o seu no sentido de que discute questões relacionadas a tríade corpo/ cidade/ dança. “Além disso, o livro da artista apresenta um formato de escrita que por si só já é um debate importante para a construção do conhecimento em dança”, afirma Lakka.

Outro diferencial do livro de Luciana é o projeto gráfico que se destaca pelo impacto visual polissêmico, pois foi elaborado com montagem entre imagens e textos. Imagens metafóricas e escrita pictórica foram criadas com a utilização de recursos como colagem, manipulações de fotos, desenhos, gráficos e jogos visuais com a disposição espacial das palavras. 

Há nele uma narrativa visual e outra textual, onde suas interações mútuas multiplicam os sentidos semânticos. Além disso, a organização do conteúdo foi elaborada para que o livro possa ser lido em qualquer ordem, sem necessariamente seguir a ordem crescente dos números das páginas. 

É indicado para público bem diversificado: criadores, artistas, pesquisadores, estudantes de artes, amantes da dança contemporânea e, também, para o público em geral que se interessa em conhecer um pouco mais sobre dança contemporânea sob a perspectiva da criação artística e da apreciação de espetáculos. 
Segundo Luciana, a sua proposta é abrir os bastidores de um espetáculo de dança contemporânea e colocar ao alcance do público os detalhes do fazer artístico, compartilhando as reflexões que envolveram toda a pesquisa de montagem de uma obra coreográfica. “Uma oportunidade para revelar a dança sob a perspectiva da prática, do ponto de vista de quem cria, e com isso, multiplicar pensamentos sobre arte”, conclui.



Apresentações públicas do Projeto Mono-Blocos:
Para encerrar as atividades do Projeto Mono-Blocos nesta semana, Vanilton Lakka e Artistas Colaboradores têm agenda intensa neste fim de semana em Uberlândia. Todos os espetáculos são gratuitos. 

Confira:
14/02 – 17h – Projeto Mono-Blocos na Praça da Bicota
14/02 – 20h – Espetáculo “Dubbio” no Grupontapé de Teatro
14/02 – 21h – Espetáculo “O Corpo é a Mídia da Dança – Outras Partes” no Grupontapé de Teatro

15/02 – 17h – Projeto Mono-Blocos no Parque do Sabiá (Quiosque de atividades)
15/02 – 20h – Espetáculo “Dubbio” no Grupontapé de Teatro
15/02 – 21h – Espetáculo “O Corpo é a Mídia da Dança – Outras Partes” no Grupontapé de Teatro

16/02 – 09h e 11h – Projeto Mono-Blocos na Praça Sérgio Pacheco


Acessado em:

Ciclo Assessoria de Imprensa: Coreógrafa de Brasília lança livro e faz palestra ...: Evento integra atividades do Projeto Mono-Blocos que realizará também diversas apresentações na cidade neste próximo fim de semana ...

Para saber mais do projeto Mono-Blocos: http://mono-blocos.blogspot.com.br/ 

01/02/2014

Aulas de dança contemporânea em Brasília com Luciana Lara da Anti Status Quo Companhia de Dança em 2014!


As aulas de dança contemporânea com Luciana Lara voltam nessa segunda dia 03 de fevereiro!! 


As aulas mudaram de lugar, em 2014 vão ser realizadas na sala de balé do Teatro Nacional, mas os horários continuam os mesmos !

Venha fazer uma aula experimental gratuita!

 

Turmas:

Iniciante: Segundas e Quartas - 18:30 ás 20h
Intermediário/ Avançado: Terças, Quintas e sextas - 12:45 ás 13:45

Local: Sala de balé do Teatro Nacional
Endereço: Setor de Autarquias Norte - VIA N-2 Rua que passa nos fundos (em baixo) do Teatro Nacional, entrada pela Secretaria de Cultura do DF, Brasília-DF.

 

Conteúdo das aulas:

Programa contínuo de aulas práticas e teóricas que incluem aula técnica com release-based tecnique, consciência corporal, alongamento e flexibilidade, anatomia experimental e aplicada, jogos, improvisação, criação de movimento, apreciação crítica de espetáculos, teorias sobre corpo, movimento e expressão, e Análise de Movimento Laban.

As aulas fazem parte do grupo de formação da Anti Status Quo Companhia de Dança e são ministradas pela diretora e coreógrafa da Companhia Luciana Lara. Indicadas a estudantes, professores de dança e artes cênicas, atores, bailarinos amadores e profissionais, que buscam uma contínua formação técnica e artística na área de dança contemporânea e no trabalho expressivo com o corpo. E também a indivíduos interessados em conhecer de perto os conceitos e práticas da dança contemporânea e o trabalho de 25 anos desenvolvido pela Companhia de Brasília.

 

Mais informações:
96454443
lucianalara@asqdanca.com.br


Para conhecer mais sobre o trabalho do Núcleo de Formação da Antistatusquo Cia de dança: http://www.hojetemdanca.blogspot.com/
 
Arte do folder eletrônico: Marconi Valadares 
Foto: Luciana Lara
Bailarinos: Bruna Wieczorek e Raoni Carracondo