11/04/2012

"Missão do Corpo" de Carlos Drummond de Andrade








Missão do Corpo - Carlos Drummond  de Andrade


Claro que o corpo não é feito só para sofrer,
mas para sofrer e gozar.
Na inocência do sofrimento
como na inocência do gozo,
o corpo se realiza, vulnerável
e solene.

Salve, meu corpo, minha estrutura de viver
e de cumprir os ritos do existir!
Amo tuas imperfeições e maravilhas,
amo-as com gratidão, pena e raiva intercadentes.
Em ti me sinto dividido, campo de batalha
sem vitória para nenhum lado
e sofro e sou feliz
na medida do que acaso me ofereças.

Será mesmo acaso,
será lei divina ou dragonária
que me parte e reparte em pedacinhos?
Meu corpo, minha dor,
Meu prazer e transcendência,
         És afinal meu ser inteiro e único.





Referências:

ANDRADE, Carlos Drummond de. Farwell. 3.ed. São Paulo: Record, 1997, p.71.
Fotos: Bailarino Leandro Menezes em "Autorretrato Dinâmico" - Foto Débora Amorim

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.