24/05/2022

Inscrições abertas e gratuitas para a oficina on line Experimentações à Distância - Corpo e Percepção nas telas ministrada pela diretora e coreógrafa Luciana Lara



A linguagem da dança contemporânea aplicada a ferramentas e aplicativos de comunicação virtual

             Realizada 100% em ambiente virtual, a oficina tem como ponto de partida experimentos feitos pela Anti Status Quo Companhia de Dança, durante o processo de criação da performance JUNTOSeSEPARADOS, apresentada em videoconferência.

 

A proposta inclui estudos teóricos, exercícios práticos e análise crítica para a composição dramatúrgica - em coletividade, executados sob especificidades dos aplicativos de interação virtual.

Nos encontros, ministrados pela coreógrafa Luciana Lara, participantes irão experimentar o uso da mídia, celular ou computador e suas ferramentas disponíveis, além da relação com a câmera.

 Sobre materialidades analógicas, alheias ao ambiente virtual, serão explorados objetos e o espaço, a palavra (escrita), a apropriação e justaposição de imagens como nas colagens artísticas e a relação com o corpo e o movimento.

         JUNTOSeSEPARADOS, performance que deu origem à oficina, foi concebida em meio ao isolamento imposto pela Pandemia de Covid-19. Apresentada ao vivo e em videoconferência, a performance cria um de jogo de interação onde indivíduos, mediados por telas, se deparam com uma linguagem cotidiana, fragmentada e crítica. O trabalho levanta questões sobre os paradoxos do isolamento social e se caracteriza como uma crônica do momento. A obra já foi apresentada oito vezes, todas em festivais internacionais - de teatro e dança - do Brasil, da Espanha e do México.

        A oficina é indicada a artistas pesquisadores, criadores da dança, do teatro e de outras linguagens artísticas. Pessoas interessadas no exercício prático da criação, desenvolvimento de poéticas próprias e na pesquisa de novos formatos a partir da experimentação com o corpo em diálogo com as artes visuais, o teatro e o audiovisual.

        Essa atividade integra o Projeto Manutenção Anti Status Quo nas Telas com fomento do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do DF e realização da Anti Status Quo Companhia de Dança por meio de seu Núcleo de Formação. O Núcleo ASQ é um  laboratório de pesquisa, intercâmbio e investigação em artes, e promove ações regulares de formação e aperfeiçoamento técnico e artístico em dança contemporânea.

 

Luciana Lara é artista da dança contemporânea, coreógrafa, pesquisadora, dramaturgista, professora de corpo e movimento, diretora da Anti Status Quo Companhia de Dança com 33 anos de trabalho em Brasília-DF. Mestre em Artes na Universidade de Brasília, com pesquisa sobre Processos criativos e criação de dramaturgia na dança. Formada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Fundação Brasileira de Teatro - Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Especialização em Coreografia e Coreologia no Laban Centre em Londres (Inglaterra). Autora do livro Arqueologia de Um Processo Criativo – Um livro coreográfico (Antistatusquo, 2010).

 

ANTI STATUS QUO COMPANHIA DE DANÇA é um laboratório independente de criação em dança. Com 33 anos de trabalho ininterrupto (1988), é dirigida pela coreógrafa Luciana Lara e o produtor Marconi Valadares. Reconhecida como um dos principais e mais atuantes grupos de dança contemporânea de Brasília e do Centro-Oeste brasileiro, seu trabalho se destaca pela pesquisa de linguagem e experimentação. As criações desafiam tentativas de categorização e reafirmam a urgência de questionar padrões. Com doze trabalhos coreográficos, suas obras já foram apresentadas em inúmeros importantes festivais nacionais e internacionais de dança e de teatro.

 

 

Serviço:

Oficina online com a Anti Status Quo Companhia de Dança

Experimentações à distância – Corpo e Percepção nas telas

Ministrada pela diretora e coreógrafa Luciana Lara

Dias e horário: 6, 7, 8 e 9/06/2022, das 14h às 16h

Inscrições gratuitas, até 2 de junho, pelo formulário: https://forms.gle/nrnMayNM7GwHLop96

 Mais informações: nucleo.asq@gmail.com



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.