06/11/2021

Camaleões foi apresentado no 28o Festival Porto Alegre em Cena no dia 27 de outubro. Confira os registros da intervenção e bastidores.

Fotos Anselmo Cunha publicadas no Gazeta Zero Hora:





















Performance "Camaleões" confunde o visível e o invisível no centro de Porto Alegre

Intervenção urbana levou para a Esquina Democrática atores que ficaram mimetizados em meio ao cenário urbano.


Quem passou pela Esquina Democrática, no centro da Capital, no fim da tarde desta quarta-feira (27), viu — ou não — a performance Camaleões, promovida pelo 28º Porto Alegre em Cena. A chance de passar despercebido não configura um problema. O objetivo da intervenção urbana era justamente este: confundir o visível e o invisível.

Assinada pela companhia de dança Anti Status Quo, de Brasília, com direção artística de Luciana Lara, o espetáculo é descrito como uma "performance de desaparecimento". A cena artística consiste em atores que, camuflados, ficam mimetizados em meio ao cenário urbano.

Os "camaleões" têm seus corpos cobertos por imagens e palavras recortadas de anúncios publicitários. Se analisados mais sensivelmente, os recortes colados sobre os corpos dos artistas denunciam valores e ideais de vida distorcidos e colocam holofotes sobre as incoerências do capitalismo predatório.

A descrição pode fazer pensar que a imagem é gritante, impossível de não ser vista por quem passa, mas as colagens funcionam verdadeiramente como camuflagens. Em meio à poluição visual da cidade, os corpos se mesclam ao ambiente urbano e podem passar despercebidos pelos transeuntes, mas também chocar os de olhar mais atento.

Na passagem pela Esquina Democrática, o objetivo de confundir o visível e o invisível foi cumprido. Os "camaleões" se fundiram com vitrines de lojas, cartazes colados pelas paredes dos edifícios, manequins igualmente imóveis e produtos expostos por vendedores ambulantes. Houve quem permaneceu indiferente, seguindo o caminhar apressado da hora do rush, mas também quem parou para analisar, tirar fotos e interagir com o que estava acontecendo ali.





CAMALEÕES

Grupo: Anti Status Quo Companhia de Dança (Brasília - DF)

Direção artística e concepção: Luciana Lara

Assistência de direção: Déborah Alessandra

Bailarinos interventores: Déborah Alessandra, João Lima, Leonardo Rodrigues, Marcia Regina, Mônica Bernardes, Rebeca Damian e artistas convidados locais: Shico Menegat, Luiza Fischer e João Gabriel Lovadia

Bailarinos colaboradores do processo criativo: Breno Metre, Gigliola Mendes, Paula Medeiros e Leandro Menezes.

Montagem do figurino: Luciana Lara, elenco e artistas locais.

Produção: Marconi Valadares

Fotos divulgação: Luciana Lara, Nada Zgank, Renato Mosca

Duração: Aproximadamente 60 minutos

Censura: Livre




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.