13/09/2019

A Bienal SESC de Dança começou ontem ! Dias 18 e 19/09 dançamos De Carne e Concreto - Uma Instalação Coreográfica em Campinas -SP!



A Bienal Sesc de Dança segue com a vocação de fomentar a dança contemporânea por meio de uma programação que contempla um panorama nacional e estrangeiro de sua produção e das investigações que a linguagem suscita. Durante 11 dias, a 11ª edição do festival internacional oferece ações cênicas e formativas nas quais público e artistas compartilham experiências e visões.

Não apenas a unidade do Sesc, mas outros locais da cidade de Campinas, como a própria rua, se tornam um campo aberto para manifestações artísticas que têm o corpo como principal plataforma de expressão. São coreografias, instalações e performances entre estreias e obras de repertório de companhias e artistas vindos de vários cantos do Brasil e de países como Alemanha, Argentina, Colômbia, Coreia do Sul e Portugal. Além das obras, a grade de atrações contempla pontos de encontro para a troca de inquietações que possibilitam a expansão de questões estéticas e políticas pertinentes ao atual cenário da dança contemporânea.

Os espetáculos articulam assuntos como a capacidade de resiliência humana e a invisibilização de corpos marginalizados, e os reverbera para além do espaço cênico. A dança revela corpos que carregam memórias e identidades, exploram fisicalidades, revisitam o passado, agem de forma crítica ao presente e refletem sobre formas de futuro não apenas no tablado, mas também com os pés no asfalto. Em cena e fora dela, circulam corpos que resistem atentos à cruel urgência dos tempos.


http://bienaldedanca.sescsp.org.br

#BienaldeDança2019




    (Foto: Nada Zgank)



De Carne e Concreto – Uma Instalação Coreográfica
Espetáculo | Luciana Lara - Anti Status Quo Companhia de Dança



Luciana Lara – Anti Status Quo Companhia de Dança
Brasil, DF


O espetáculo da Anti Status Quo Companhia de Dança é um convite para participar de uma experiência que reflete sobre a condição urbana humana da perspectiva do corpo. Dirigido pela coreógrafa Luciana Lara, De Carne e Concreto – Uma Instalação Coreográfica trabalha na fronteira entre performance art, intervenção urbana, artes visuais, dança contemporânea e experimentos sociais.


“O foco da reflexão proposta está em como lidamos com nossos corpos, como nos relacionamos uns com os outros e com o ambiente em que vivemos sob a influência do capitalismo selvagem e predatório”, afirma Lara, que tem como ponto de partida uma pesquisa que realiza com seu grupo desde 2003 sobre a relação entre corpo e cidade, investigando suas naturezas e materialidades.


Apresentada como uma instalação, a obra propõe a imersão do público, que divide o espaço com os bailarinos e é impelido a sair do estado de passividade. Ele entra no espaço performático usando uma sacola de compras de papel confeccionada como uma máscara e se torna peça integrante de uma espécie de jogo. “A interação busca não expor ou constranger o público, para instaurar seu engajamento relacional, físico, sensório, crítico e político que correlaciona com a forma como nos comportamos em sociedade em uma cidade e na vida, aproximando a ficção da realidade. O espectador vive o espetáculo e não só o assiste”, completa a diretora.


FICHA TÉCNICA

Direção artística, dramaturgia e conceito: Luciana Lara
Pesquisa e concepção: Luciana Lara em colaboração com bailarinos e artistas convidados
Elenco: Déborah Alessandra, João Lima, Leonardo Rodrigues, Luciana Matias, Marcia Regina, Maria Ramalho, Raoni Carricondo e Robson Castro.
Artistas convidados colaboradores: Marcelo Evelin, Gustavo Ciríaco e Denise Stutz
Bailarinos colaboradores da criação do trabalho: Camilla Nyarady, Vinícius Santana, Luara Learth, Robson Castro, Carol Carret, Raoni Carricondo, Christian Cantarino e João Lima.
Assessoria de iluminação: James Fensterseifer e Marcelo Augusto
Produção: Marconi Valadares e Luciana Lara




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.