11/06/2019

Projeto Zona de Contágio promove Residência com Luciana Lara: Corpo e Cidade - Mergulhos de criação em dança contemporânea. Começa semana que vem!!!! Inscrições gratuitas!

A diretora da Anti Status Quo Companhia de dança, Luciana Lara vai ministrar uma residência em Brasília-DF em dois módulos pelo projeto Zona de Contágio! Inscrições gratuitas ! Vagas limitadas!








Corpo e Cidade: Mergulhos de criação em Dança Contemporânea

Residência Artística com Luciana Lara



Inscreva-se! [Atividade gratuita]


Mergulhos no universo da arte contemporânea pela pesquisa em dança contemporânea Corpo e Cidade desenvolvida pela Anti Status Quo Companhia de Dança e a criadora Luciana Lara. Abordagem teórico-prática do encontro entre as linguagens da dança com as artes visuais, a intervenção urbana, o cinema, a fotografia e outras disciplinas não artísticas como filosofia, etnografia e experimentos sociais. O curso é dividido em dois módulos. Cada módulo será focado na vivência da recriação de um dos espetáculos do grupo: Microutopias Cotidiana Aglutinantes do Lugar e De Carne e Concreto – Uma Instalação Coreográfica.


Esta residência é uma ação do Projeto Zona de Contágio e é gratuita pois é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e apoio do Centro de Dança do DF.


A seguir, temos o detalhamento de cada proposta, os dias e horários de aula, como se inscrever e um breve histórico do trabalho de Luciana Lara e a Anti Status Quo Cia de Dança Contemporânea.



Sobre a pesquisa Corpo e Cidade:

A pesquisa Corpo e Cidade desenvolvida pela criadora e diretora Luciana Lara com a Anti Status Quo Companhia de Dança, de Brasília, desde 2003 tem como alguns referenciais a estética relacional, etnografia, fenomenologia da percepção, as práticas da cidade (a deriva/situacionistas e flanéur/Walter Benjamim e Charles Baudelaire), arte e política, arte como experiência, a dramaturgia do acontecimento, presença como ação, etc.

Vários trabalhos da Companhia compõem a pesquisa Corpo e Cidade, como os dois espetáculos: Cidade em Plano (2006) e De Carne e Concreto – Uma Instalação coreográfica (2014), uma exposição-instalação e o site interativo: http://www.decarneeconcreto.art.br (2014), o livro: Arqueologia de um processo criativo – Um Livro coreográfico ( 2010), o videodança piloto “ De Carne e Pedra – Cidade em Plano”, a série de intervenções urbanas chamada “Jamais seremos os mesmos”, os trabalhos de site especific “Camaleões”’ e “Sacolas na cabeça” e o mais novo trabalho site especific da Companhia que estreou recentemente em Brasília: “Microutopias Cotidianas Aglutinantes do Lugar”.


Detalhando cada módulo:

MÓDULO 1

40 h – Este módulo será focado na vivência da recriação do último trabalho da Anti Status Quo Companhia de Dança, criado a partir da pesquisa chamada Corpo e Cidade, Microutopias Cotidianas Aglutinantes do Lugar. Por meio de reflexões e experimentações práticas na cidade a partir da transdisciplinaridade entre as linguagens de Dança Contemporânea, Artes visuais, Fotografia, Cinema e Intervenção Urbana refaremos o processo criativo e reconstruiremos o trabalho de site especific em lugar inédito com os participantes da residência.


Datas: 17 a 21 e 24 a 28 de Junho (10 dias com duração de 4 h cada dia)

Horário: de 8h a 12h

Local: Centro de Dança do DF

Carga horária: 40 horas


Conteúdo: A proposta do Módulo 1 desta residência é trabalhar a percepção para instaurar modos de ver o corpo e a cidade nas suas relações. A ideia é exercitar a observação, a percepção, a presença, o envolvimento sensório, o jogo e a geração de ações na relação com o espaço arquitetônico e urbano e, também, com o outro. Investigaremos a materialidade das coisas, o dar a ver, o acontecimento, os contextos, os referenciais de construção da realidade, da percepção e do comportamento. Estudaremos na relação com a cidade a elaboração de procedimentos, dispositivos, estratégias e táticas de ação que desacostumam o olhar e que revelam o espaço, a poética do banal e do cotidiano, o simples na construção do extraordinário que fazem a cidade performar.

Público indicado: Este módulo I da residência é indicado a interessados em arte no espaço urbano e na relação da arte e do corpo com a cidade (maiores de 18 anos). Podem ser artistas do corpo, bailarinos, atores, performers/artistas visuais, arquitetos e urbanistas, fotógrafos e cineastas ou qualquer interessado em experimentar e pensar o corpo e o espaço urbano. A estrutura do curso/residência foi construída para ser uma experiência enriquecedora tanto para quem já tem experiência em dança e, também, para quem não tem nenhuma experiência. O importante é ter disponibilidade e se jogar na experiência. A companhia selecionará durante os dois módulos dessa residência, artistas que se identificam com o trabalho e queiram integrar o grupo em futuros trabalhos.



Importante: É possível se inscrever nos dois módulos, ou somente no módulo 1 ou somente no módulo 2.


MÓDULO 2:

12h - Este módulo será focado na vivência da recriação do trabalho “De Carne e Concreto - Uma instalação coreográfica” da Anti Status Quo Companhia de Dança que tem conquistado repercussão nacional e internacional em importantes festivais de artes cênicas do Brasil e do exterior. A proposta é entrar em contato com a pesquisa de dança contemporânea da Companhia chamada Corpo e Cidade por meio das estratégias e metodologias desenvolvidas durante o processo de criação da dramaturgia e da pesquisa de movimento que compõem este espetáculo que aborda a condição urbana humana e o comportamento da sociedade no sistema econômico atual sob a perspectiva do corpo.


Datas: 5, 6 e 7 de Julho (3 dias com duração de 4 h cada dia)

Horário: Sexta-feira de 18h30 a 22h30; Sábado e Domingo de 15h a 19h

Local: Centro de Dança do DF

Carga horária: 12 horas

Conteúdo: Exercícios de percepção, presença e improvisação em grupo que promovem a escuta, a leitura do movimento, o envolvimento sensório, a geração de ações e o jogo com o foco no trabalho corporal na relação com o outro. Conceitos e práticas sobre presença como ação, dramaturgia do acontecimento e arte como experiência, assim como noções sobre instalação, intervenção urbana e experimentos sociais serão apresentadas. Todos os exercícios foram criados durante o processo criativo do espetáculo “De Carne e Concreto – Uma Instalação Coreográfica” baseados na reflexão e na análise crítica sobre a relação do corpo com a cidade, no comportamento social e o modus operandi do capitalismo.

Público indicado: Este módulo II da residência é indicadO a artistas dançarinos, atores, coreógrafos, diretores, artistas circenses, performers e artistas visuais com experiência profissional ou em formação. A companhia selecionará durante os dois módulos dessa residência, artistas que se identificam com o trabalho e queiram integrar o grupo para futuros trabalhos.

Importante: É possível se inscrever nos dois módulos, ou somente no módulo 1 ou somente no módulo 2.

Ministrante da residência Luciana Lara:


Luciana Lara é coreógrafa e diretora artística da Anti Status Quo Companhia de Dança (desde 1988). Já criou 11 espetáculos para Companhia além de trabalhos como instalações, ações site especifics, intervenções urbanas, exposições e publicações. Mestre em artes no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade de Brasília - Unb. Especialização no Laban Centre for Movement and Dance em Londres – Inglaterra. É graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Fundação Brasileira de Teatro - Faculdade de Artes Dulcina de Morais em Brasília-DF. Trabalho conhecido por hibridismo, experimentação, abordagem transdisciplinar entre linguagens artísticas e campos não artísticos, e forte diálogo com as artes visuais. Principais estudos no campo da criação, da relação do corpo com a cidade, dos processos criativos, da dramaturgia na dança e do ensino do movimento.


Certificação:

Haverá certificação ao final do trabalho. A expectativa de frequência é de 100% devido à natureza do trabalho e, também, para um bom aproveitamento da imersão neste trabalho.

Inscrição:

Faça sua inscrição mandando um e-mail para residenciazonadecontagio.asq@gmail.com contendo os seguintes dados:

• Identifique se a inscrição é para o Módulo 1, Módulo 2 ou para ambos.
• Nome artístico (se for o caso), Nome completo e idade;
• Telefone e Whatsapp
• Currículo Resumido
• Parágrafo de intenção

Maiores informações e as comunicações com os inscritos serão realizadas por este e-mail.



O Projeto Zona de  Contágio

O Projeto de arte contemporânea Zona de Contágio, em sua segunda edição continua promovendo um espaço de encontro e criação para artistas do Distrito Federal, estimulando a troca, a discussão e o trabalho conjunto entre diversos criadores, por meio de encontros entre artistas de diferentes áreas.

Veja o que saiu na imprensa:
http://www.esportecultura.com.br/2019/06/anti-status-quo-companhia-de-danca.html?fbclid=IwAR20B7UcHrWGXVNUoijFMDc7oMoxvdnTCxZSirJlAJ-Dpeiqect3bRLRuqo


http://www.agendaculturalbrasilia.com.br/agenda/3520/corpo-e-cidade-residencia-danca-contemporanea.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.