08/09/2010

Anotações soltas da Palestra sobre Teatro Pós-dramático

"O termo pós-dramático tem valor polêmico que vem de uma nova imagem do ser humano. A noção de que não somos autônomos. Depois do Renascimento várias áreas do saber começaram  a desenhar esse novo homem. A consciência humana é determinada pelas circunstâncias sociais (teoria situacionista), o pensamento é determinado pela estrutura de nossa língua (línguística), o eu é determinado pelo subconsciente (psicanálise). Uma contradição de nosso narcisismo. Não gostamos de saber que somos definidos por outras forças."


"A arte tem uma culpa antiga e trágica de querer ser para todo mundo. Devemos defender a arte complicada. Democratizá-la  não  deve ser confundida  em torná-la comprendida em sua plenitude." 

"Perturbar é a chance da arte. É pouco mas não é nada."

Os textos acima são uma transcrição sintética  minha do que foi falado na palestra por  Hans-Thies Lehmann, por isso estão entre aspas. Resolvi colocar aqui uma seleção do que anotei só pra dar um gostinho pra quem não foi.A palestra foi realmente muito boa!!!!!  Que as reflexões sobre o assunto possam multiplicar e reverberar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.