09/04/2025

Luciana Lara faz troca artística com TF Cia de dança de São Paulo que tem a direção de Igor Gasparini


Luciana Lara foi convidada pela T.F. Cia de Dança de São Paulo para realizar uma troca artística pelo projeto Rastro, contemplado pela 37a edição de fomento a dança da cidade de São Paulo nos dias 1, 2 e 3 de abril de 2025.

Agradecemos em especial a Igor Gasparini, pela acolhida, cuidado e confianca em todos os momentos desse trabalho. E cada um dos integrantes Pasha, Maria Emilia, Natalia, karen, Odri, Mari, Murilo e Vic pela escuta, a energia, a dedicação e compartilhamentos!!!

Foram dias intensos e especiais de trocas em varias dimensões do fazer dança, no contexto de uma companhia da cena independente, das raras, que sobrevivem hoje, ainda resistindo, almejando e investindo em continuidade e pesquisa.

Vida longa ao trabalho da TF!!!










Igor Gasparini e Luciana Lara



O grupo reestreia o trabalho SOB A PELE  com uma série de apresentações em São Paulo que começam sem ser nesse, no próximo final de semana !  Confira:

27/03/2025

Luciana Lara é convida para Rodas de conversa do espetáculo Solo da cana de Isabel Stewart neste sábado, dia 29 de março.

  



No próximo sábado, dia 29 de março, teremos um bate-papo especial com a artista Luciana Lara após a apresentação de Solo da Cana no CCBB Brasília.

Esse será o primeiro de uma série de três encontros que acontecerão ao longo da temporada, sempre aos sábados, com convidadas incríveis para aprofundar as reflexões sobre alguns assuntos que a peça evoca.


Confira a programação completa:

🌱 Luciana Lara – 29 de março (@luciana.lara.asq)
Artista da dança contemporânea, coreógrafa, pesquisadora, dramaturgista, professora de corpo e movimento e diretora da Anti Status Quo Companhia de Dança.

🌱 Daiara Tukano – 5 de abril (@daiaratukano)

Artista, curadora, professora e ativista. Graduada em Artes Visuais e Mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília (UnB).

🌱 Ana Terra – 12 de abril (@anaterrareis)
Secretária de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Será uma grande oportunidade para compostarmos afetos juntos! Venham!




Com direção de João Saldanha, texto e atuação da bailarina Izabel de Barros Stewart, e produção de Ana Paula Abreu e Renata Blasi, Solo da Cana chega ao CCBB Brasília de 28 de março a 13 de abril. Uma peça que propõe uma inversão do ponto de vista convencional, ficcionalizando a voz de uma cana-de-açúcar que vem a público contar sua versão da colonização. VEM! 💚


📍 Centro Cultural Banco do Brasil - Brasília

| De 28 de março a 13 de abril

| Sexta e sábado, às 19h30 | Domingo, às 18h30

| Sessões com intérprete de libras e Bate-papo com convidado todos os sábados

| Classificação indicativa: 12 anos

| Ingressos no link da bio



26/03/2025

Luciana Lara em São Paulo, na semana que vem!



Pessoal da dança de São Paulo! A T.F. Cia de Dança está levando Luciana Lara, coreógrafa da Ani Status Quo Companhia de Dança, uma das mais reconhecidas companhias de danca contemporanea do Centro oeste do Brasil para São Paulo para realizar uma troca artistica, dentro do projeto deles chamado Rastro que foi contemplado pela 37a edição de Fomento a Dança para a cidade de São Paulo. Na oportunidade ela vai ministrar 2 dias de workshop , aberto a comunidade!


Quando: Dias 31/03 e 03/04, segunda e quinta, das 18:00 às 20:00.


Onde: Sede da T.F. Cia de a Dança - Rua Síria, 180 - Tatuapé (pertinho do metrô Carrão).


Investimento:
- R$ 130,00 (dois dias)
- ⁠R$ 75,00 (um dia só)

Inscrições: @igorgasp e @tfstyleciadedanca


Indicação:
Iniciados, nivel intermediario e avançado e profissionais da dança


WORKSHOP DE DANÇA CONTEMPORÂNEA COM LUCIANA LARA, DIRETORA E COREÓGRAFA DA ANTI STATUS QUO CIA DE DANÇA (BRASÍLIA-DF)


Este workshop de dança contemporânea consiste em uma síntese de várias técnicas e conhecimento de corpo, movimento e dança como (técnica baseada em release, análise de movimento Laban, anatomia experimental, contato e improvisação) que Luciana Lara vem desenvolvendo ao longo de 36 anos de experiência pedagógica e artística.


Integrando várias abordagens, o workshop busca promover a consciência do movimento e estimular caminhos de fluência, funcionalidade, qualidade e prazer na sua execução.


Além disso, tem, também, como objetivo, instrumentalizar os participantes para a criação de movimento considerando a singularidade de cada corpo como ponto de partida.


Por meio da auto-observação, da percepção da percepção, da prática de princípios básicos de movimento, embarcaremos, de forma criativa, em estudos e investigação de como o corpo gera movimento, dotando o participante de recursos para criação, improvisação e a reeducação continuada do movimento.

 

05/03/2025

Nota de pesar : a partida de Luiz Mendonça, um dos criadores e coreógrafos do extinto ENDANÇA , grupo de dança contemporânea sediado em Brasília-DF

 




Tudo que escrevemos quando alguém vai embora parece pouco. Parece inadequado. Mas vou tentar e me arriscar porque sinto forte sua partida.

Luiz Mendonça foi e sempre será uma inspiração e uma referência. Luiz, além de criador, foi conselheiro artístico, educador da percepção e das sensações, impulsionador de novas visões sobre o que é a dança.

Suas influências no início de minha trajetória como artista da dança e no início da Anti Status Quo Companhia de Dança foram muito especiais. Ele assistiu os ensaios e estava presente e atento na plateia, no primeiro espetáculo da Companhia (" Efeitos" -1991) na sala Alberto Nepomuceno do Teatro Nacional. Seu apoio neste inicio e feedbacks foram inesquecíveis.

Suas influências são dificieis de rastrear, porque, além de tantas, são tão intrínsecas no meu fazer e inaugurantes de uma expansão contínua desta arte que eu nao poderia deixar de celebrar como a arte de Luiz me tocou.

Sua relevância pra dança de Brasilia ainda carece de registro e de detalhes. Seus conhecimentos que vinham da educação física e do sapateado amalgamados com uma simplicidade no ver qualquer movimento do corpo humano com espanto e pura admiração me movem até hoje. Com ele subi em árvores (e não conseguia descer!!!) , corri me equilibrando nas raizes, pulei carniça, corri nas cachoeiras (andei rápido, vamos falar a verdade... nunca desenvolvi tanta habilidade!), me cobri de argila, joguei bola de meia, caí de alturas, me jogando nos bracos de outros colegas! Seus jogos de movimento, os ritmos e as dinâmicas, sua atenção no desenvolver a confiança no seu próprio corpo e no outro e principalmente na abordagem da qualidade do movimento foram fundantes no meu saber e almejar na dança.

Seu EnDança (1980 -1996) com suas companheiras de criação, Marcia Duarte, Cristina Moura e Giselle Rodrigues são inesquecíveis e povoam as melhores memórias da excelência da arte da dança em Brasília !

Celebramos a vida desse artista incrivel da dança de Brasília Luiz Mendonça!

Com muito carinho e admiração, Luciana Lara.



Luiz Mendonça ⭐16/02/1952 - ✝️03/03/2025


24/02/2025

Começa a oficina Criação em Dança Contemporânea com Luciana Lara no Centro de Dança do DF

                                            


Amanhã, terça, dia 25/02 começam os encontros de criação, pesquisa e técnicas contemporâneas em dança ministrada pela diretora e coreógrafa da Anti Status Quo Companhia de dança, Luciana Lara.
Indicado a criadores da dança e todas artes que tem o corpo como central nas suas criações e que buscam um espaço instigante de trocas, feedback e inspiração, e tempo para experimentar, estudar e desafiar seus limites como artista criador.

A proposta é de imersão na criação, desafiando estruturas tradicionais, pré-concebidas e mais difundidas da dança, questionando fórmulas, estruturas, códigos e padrões de concepção de movimento e noções de coreografia, estimulando a investigação e a expansão dos limites da linguagem da dança

O conteúdo abrange estudos da percepção, das materialidades, noções e questões de corpo contemporâneas, interdisciplinaridade e cruzamentos entre disciplinas artísticas e não artísticas, geração e investigação do movimento a partir da improvisação e de dispositivos, coreografia, os elementos da dança e seus nexos a partir de uma perspectiva coreológica da composição coreográfica, desenvolvimento de dramaturgia na dança, a relação com o espectador, a relação entre forma e conteúdo e, também, entre processo criativo e obra.

💥Nesta semana antes do carnaval, as três aulas serão gratuitas com o objetivo de apresentar o curso as interessados. Experimente!

👁CRIAÇÃO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA com LUCIANA LARA (diretora e coreógrafa da Anti Status Quo Companhia de Dança)
TERÇAS, QUINTAS e SEXTAS
12:15 as 13:45
Centro se Dança do DF
Investimento: 230,00 por mês.

⏰️Vagas limitadas, garanta a sua pelo email: oficinaslucianalara@gmail.com

Esta é uma iniciativa do Núcleo de Formação ASQ. 






18/02/2025

Apresentação da pesquisa "Liderança feminina nas artes cênicas do Brasil" de Claude Amar




Essa postagem é pro pessoal que mora em São Paulo! Vai ter apresentação do resultado dos estudos sobre " Liderança feminina nas artes cênicas do Brasil" de autoria da artista canadense multidisciplinar, produtora artística, especializada em gestão de projetos culturais e direção artistica, Claude Amar.

Dia 20 de fevereiro, Quinta-feira às 19 horas no Centro de Pesquisa e Formação do SESC- SP em São Paulo SP com entrada franca!

*Luciana Lara participou da pesquisa em uma entrevista.


A pesquisa teve o intuito de investigar o impacto das mulheres em cargos de decisão na criatividade, práticas de gestão de projetos e na dinâmica no meio das artes cênicas no Brasil, com o objetivo de documentar as diferentes abordagens de trabalho ou processos criativos das mulheres, de acordo com suas diferentes personalidades, prioridades, características, papéis, etc.

O estudo é sobre as conexões entre a gestão de projetos e o setor de produção artística, com foco nas mulheres em posições de decisão. Ao adotar essa perspectiva, amplia-se a compreensão da gestão de projetos não convencionais, incorporando considerações próprias das artes cênicas, que vão além das abordagens padronizadas em setores como construção, engenharia e tecnologia.

Embora a diversidade de gênero seja reconhecida por seu impacto positivo na performance das organizações, poucas pesquisas investigam sua influência nos projetos artísticos. Os resultados deste estudo mostram que mulheres em cargos de decisão no setor das artes cênicas no Brasil têm um impacto que transcende a administração, inserindo-se em um processo de transformação social. A pesquisa revela uma busca por justiça e igualdade, refletida nas abordagens de gestão e estratégicas das líderes entrevistadas.






Saiba mais :

Linktree do perfil de Claude Amar no instagram: https://www.instagram.com/claudeamar/

Site do Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP : https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/lideranca-feminina-nas-artes-cenicas-no-brasil