17/11/2010

X Festival de Teatro na Escola começa hoje!


Ajudando a divulgar uma inciativa muito interessante:


A Fundação Athos Bulcão realiza, de 17 a 20 de novembro, a 10ª edição do Festival de Teatro na Escola. Durante os três dias de mostra, cerca de 100 estudantes da Rede Pública de Ensino do DF se revezarão no palco do Teatro Dulcina, para encenar seis espetáculos que celebram o aniversário de uma década do projeto. As montagens contam com roteiros bem elaborados e textos variados que vão de adaptações de grandes autores como Nelson Rodrigues, Ariano Suassuna, Maria Clara Machado, Luis Fernando Veríssimo, Lygia Fagundes Telles a criações coletivas. O projeto conta com o patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília e com o apoio da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (SINPRO-DF).


Com espetáculos vigorosos e irreverentes, os atores e professores revisitam obras da literatura dramática brasileira, reinventando a prática das artes cênicas nas escolas. Os textos escolhidos para o Festival abordam temas e histórias que misturam o real e o imaginário, remetendo as questões sociais e a proximidade com o cotidiano dos estudantes, sem perder o lado lúdico.

Apesar de contar com a participação de grupos criados em edições anteriores, grande parte dos estudantes que participam do Festival estão tendo contato com o teatro pela primeira vez e, consequentemente, a oportunidade de vivenciar as várias etapas do processo de criação e montagem de um espetáculo, como produção, iluminação, figurino e encenação. Para potencializar o aprendizado, os grupos estão sendo acompanhados, desde o mês de julho, por artistas da cidade já consagrados como: Adriana Lodi, José Regino, Bárbara Tavares, Alice Stefânea, Jonathan Andrade e Luciana Lara. Os artistas se uniram aos professores selecionados para acompanhar e contribuir com a produção dos espetáculos, são eles: Cléo Aguiar (CED 02 do Cruzeiro); Getúlio Cruz (CED 01 do Cruzeiro); Isabel Cavalcante (CEF 04 de Planaltina DF); Vanessa di Farias (CEM 01 de Sobradinho); Waléria Durand (CED Taquara – Planaltina DF); Adalto Serra (CEMTN – Taguatinga).

Tornar o Festival de Teatro na Escola um forte aliado do aprendizado escolar para além da sala de aula é um dos objetivos da Fundação Athos Bulcão. Além de revitalizar o papel da Arte na Educação, durante o processo de montagem dos espetáculos são trabalhadas habilidades básicas, específicas e de gestão. Os estudantes participantes aperfeiçoam seu domínio da leitura e da escrita, sua capacidade de planejar, de trabalhar e decidir em grupo, de compreender e atuar em seu entorno social. São oferecidas oportunidades para o desenvolvimento de suas competências pessoais, relacionais, cognitivas e produtivas.

Os grupos contam com acompanhamento pedagógico e artístico da equipe da Fundação Athos Bulcão, formada por um coordenador geral e um pedagógico e seis artistas convidados, cada um responsável por um grupo, que atuam como consultores artísticos. Os educadores recebem ajuda de custo individual e o grupo recebe um auxílio montagem para administrar gastos de produção.


Histórico

O Festival de Teatro na Escola é um projeto de educação não-formal que atende escolas públicas do Distrito Federal. O objetivo é oferecer uma experiência artística significativa aos jovens que participam e valorizar o ensino do teatro na escola. Desde sua primeira edição, foram envolvidos mais de 2.500 jovens, 100 professores e 80 escolas que resultaram na produçao de 120 peças, leituras dramáticas e perfomances com um público estimado em 85 mil espectadores. Em 2009, o projeto foi contemplado pelo Prêmio Itaú/UNICEF – Educação e Participação como Vencedor Regional. Os recursos advindos do prêmio viabilizaram a publicação do livro “Teatro na Escola: experiências e olhares” , que é um registro dos sonhos e dos espaços abertos para o teatro na escola ao longo desses 10 anos de intensa atuação.


Luciana Lara participa do Festival acompanhando o Grupo Teatro Quarto 217 do CEM - Taguatinga Norte liderado pleo professor Adalto Serra, que apresenta: "Aqueles foram os dias..." na quinta-feira (amanhã) dia 19 de novembro ás 19 horas.


 
Serviço

10ª Edição do Festival de Teatro na Escola

17 a 20 de novembro de 2010

Horário: apresentações às 19h e às 21h

Local : Teatro Dulcina. (SDS Bloco C N° 30/64 – Edifício FBT)

Senhas distribuídas a partir de 1 hora antes do início dos espetáculos.

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos



Para saber mais: 








12/11/2010

O que o Núcleo de Formação anda fazendo



Nesse último semestre de 2010 a proposta é realizar um trabalho técnico criativo. Trabalhar improvisação, movimento autêntico, noções de Laban Análise, consciência do movimento, composição e o exercício de estar em cena, no palco, no contato com o público. Começamos então uma jornada bem interessante onde começamos a realizar pequenos projetos.

 Começamos com a  performance das "Cenas Surrealistas de Dalí"  no Jogo de Cena. Buscamos  no repertório da Companhia uma cena do espetáculo Dalí (2000) e fizemos uma adaptação da cena para apresentar. Nessa oportunidade  o núcleo de formação teve a oportunidade de experimentar um pouco o trabalho com a dramaturgia do espetáculo e  improvisação dirigida. Todos os  integrantes tiveram a chance de experimentar no corpo as várias cenas passando por especificidades da abordagem do corpo e do movimento. Para isso fizeram exercícios como automatismo psíquico ou método paranóico crítico de Dalí, estudaram vida e obra do Dalí paara entender como surgiram as análises que culminaram em cada coreografia de cada cena, estado corporal, performance e representação também foram abordados.


A própria apresentação no Jogo de cena instigou  as discussões e exercícios sobre  presença/ verdade cência, sobre o estar /ser em cena, o estado de consciência dupla, sobre o  que é estar envolvido na cena e ao mesmo tempo saber que está em cena, investigamos também composição em cena/ relação com o público e percepção. O trabalho culminou em vários exercícios em "câmera lenta", culminando em uma intervenção urbana realizada no setor bancário sul de 1 hora de duração que foi filmado e vai virar um vídeo em breve.

Deste desdobramento começamos a trabalhar qualidade de movimento e com isso chegamos a Laban. Trabalhos principalmente dinâmica, explorando o gráfico de esforço.  Este estudo nos levou ao estudo de Espaço coincidindo com a exposição "O Mundo de  Escher" no CCBB e com o Festival Nova Dança que lançou uma proposta em edital com inscrições abertas para vídeos-dança em celulares. Focamos o trabalho de Espaço, então, nas visões do corpo por essa micro tela dos celulares e  a discussão do tema proposto: sexualidade/ estética do corpo. Tivemos muitas conversas interessantíssimas sobre concepções de corpo/ gênero/ padrões de beleza estabelecidos e como tudo isso está em nossa dança. No momento seguimos com as experimentações compomdo vários vídeos durante os encontros.



Uma das iniciativas mais interessantes do núcleo de formação movidos pelo trabalho desse semestre foi  a criação do blog: Hoje tem dança! Uma extensão da sala de aula, um espaço a mais para compartilhar o que não dá tempo nas 1.30 minutos que temos três vezes na semana... Fotos, artigos, vídeos, pensamentos, links , tudo que as aulas suscitam continuam reverberando lá.... Visite!!!

04/11/2010

No momento - Últimas notícias

Notícias da Companhia:
Energias todas concentradas no livro.
Marconi Valadares e Luciana Lara estão nos finalmentes para o lançamento em breve.
O núcleo artístico está voltando devagarinho das férias.
O núcleo de formação está a pleno vapor com um projeto de pesquisa de dança para celulares....
Muitas novidades vem por aí!!!!
Enquanto isso postamos fotos da nossa última temporada de apresentações nas cidades satélites do Gama, Ceilândia e Taguatinga....