15/05/2016

Oficina Dramaturgia na dança com Luciana Lara em Manaus!

Semana passada ministrei a oficina Dramaturgia na Dança no SESC em Manaus - AM! 

Gostaria de compartilhar e deixar registrado aqui a alegria do encontro e da troca intensa que tivemos durante os cinco dias, tarefa quase impossível de fazer só com palavras! 

Gostaria de agradecer um por um, todos os estudantes e artistas locais que participaram da oficina: Matheus Isaac, Alice Rodrigues de Azevedo, Yasmim Coelho, Carol Calderaro, Verlene Mesquita, Jaqueline Santos Ferreira, Ingrid Oliveira, Elizângela Lima Marinheiro, Christiane Farias, Igor Samuel,  Harryson do Nascimento e Kelly Vanessa Nunes de Sousa. Obrigada pelo tempo que passamos juntos, pela participação interessada, por cada dança e movimento percebido, descoberto, analisado e pelos pensamentos, experiências, ideias e projetos partilhados! Além disso, e especialmente, agradeço todo o afeto com a realização de literalmente um banquete de frutas, pratos, delícias amazonenses no último dia. E ainda com presentes e depoimentos sobre como a oficina tinha chegado em cada um com direito a Legião Urbana como trilha sonora!  Me senti muito carinhada e emocionada. Uma sensação boa de dever cumprido! Minha sincera gratidão a vcs.  

Meus agradecimentos especiais a Simone Claudia do SESC Manaus por todo o tempo nessa cidade incrível e a Yasmim pelo tempo despendido me ajudando a achar as melhores opções de passeios na cidade. 

Simone se dedicou muito mais do que era de sua função como responsável no SESC Manaus pela oficina. Demonstrando toda sua paixão pela dança e cultura local, me colocando em contato com os artistas dos corpos estáveis da dança do Estado (Balé Folclórico do Amazonas, Corpo de Dança do Amazonas e Balé experimental do Corpo de Dança do Amazonas) e com quem faz movimentos na cultura em Manaus como o Casarão de ideias!

Foi um prazer e um aprendizado conversar com Getúlio Lima diretor do CDA, Monique Andrade diretora do Balé Experimental, Flávio Soares maître do Balé Folclórico. Obrigada pela disponibilidade e abertura para a troca. Adorei conhecer os espaços, a história e um pouco dos ensaios e projetos de cada um. O contato com Adam Sousa, Eduardo Amaral, Thiago Farias do balé folclórico também foram especiais e agradeço demais o tour pelo teatro da Instalação que André Duarte gentilmente fez comigo.  

Com João Fernandes e seu lindo e vibrante Casarão de ideias o café e a conversa foram pra lá de especiais! É incrível sentir  toda a potência de ideias que emana dali! 

Ah! E não podia deixar de relatar outro encontro, uma surpresa boa, inesperada, com Alex Soares, coreógrafo de São Paulo que está criando um trabalho pro CDA, e que por sorte estava hospedado no mesmo hotel, o que proporcionou também uma manhã de trocas e conversas sobre criação em dança !

 Além disso, Simone ainda me levou para conhecer a cidade e as belezas naturais. O lindo Teatro Amazonas, Ponta Negra com a companhia incrível de Flavio Soares e também as delícias culinárias! Me deliciei com o tambaqui na brasa, o bodó de pirarucu, o x caboco!  Tomei baré e descobri que lá o cajá se chama teperebá! Tantas coisas incríveis ainda por conhecer nesta terra incrível do Amazonas. Certeza que vou voltar um dia ! O gostinho de quero mais é enorme!




























  Teatro Amazonas



















 
     Prédio da Alfândega


 
     Ensaio "Beiradão" com Balé Folclórico do Amazonas




   Todo o Balé Folclórico do Amazonas




    Casarão de Ideias

Luciana Lara e João Fernandes

   


Fotos: Luciana Lara, Yasmim Coelho e Simone Claudia