13/04/2016

Registro da oficina Dramaturgia na Dança com Luciana Lara em Aracaju-SE

Obrigada Aracaju!!!

Só tenho a agradecer ao projeto Dramaturgia na Dança do SESC Dramaturgias pela realização da oficina em Aracaju-SE na semana passada! De 6 à 9 de Abril de 2016!

Agradecimentos especiais à Mariana Pimentel e André Santana. E, queridos participantes, muito obrigada pela receptividade e toda a troca durante a oficina! Obrigada Johnatan Rezende pelo passeio e histórias de sua cidade! Obrigada Josi Rabelo pelo presente tão especial!

Terra linda, gente mais ainda! A afetuosidade, a diversidade de pensamentos, o respeito pelo outro, as diferentes e ricas paisagens, sabores, desejos de dança e paixão pelas artes vão ficar em meu corpo-memória-afeto.


Saudades e vontade de quero mais.











































Fotos: André Santana e  Luciana Lara





04/04/2016

Oficina de Dramaturgia na Dança com Luciana Lara em Aracaju-SE! Inscrições gratuitas!

De 06 a 9 de Abril a diretora e coreógrafa da Anti Status Quo Companhia de Dança, Luciana Lara ministrará oficina de dramaturgia na dança em Aracaju -SE ! Inscrições gratuitas!



OFICINA DRAMATURGIA NA DANÇA

PROCESO DE CRIAÇÂO E ESTRUTURAÇÃO DE SENTIDOS  EM TRABALHOS ARTÍSTICOS DE DANÇA


INTRODUÇÃO: 

Novas acepções do termo dramaturgia ampliam seu entendimento e demonstram estar ligadas à sua valorização na criação de espetáculos e a muitas discussões caras à compreensão do desenvolvimento das artes performáticas do século XXI.  Essas reflexões  problematizam,  por exemplo, o apagamento das fronteiras entre as linguagens artísticas, autoria e, ainda, as relações obra/processo de criação e obra/espectador. Na dança, o uso do termo veio de uma compreensão de sua  especificidade e busca de autonomia como linguagem artística, a partir do corpo e do movimento.

As conceituações ampliadas de “dramaturgia”, particularmente  na dança da atualidade, convergem para as noções  de construção de sentidos e de estruturação do sentido de uma obra coreográfica/ espetáculo. A dramaturgia é a lógica invisível que norteia a escolha e a organização dos diversos materiais estéticos. É perceptível concretamente, isto é, artisticamente, por meio dos elementos cênicos constitutivos de uma obra e suas relações. Dessa forma, é possível compreender que o processo de criação de uma pesquisa artística, onde acontecem as escolhas e a ordenação de seus elementos, está intrinsecamente relacionado à obra.



OBJETIVO:

A partir dos novos entendimentos sobre a palavra dramaturgia na cena contemporânea,  a oficina  objetiva  estudar  a  construção dramatúrgica na dança como processo  que gera parâmetros durante o processo de criação, olhar para a dramaturgia como prática, analisando seus modos de operação e procedimentos específicos de criação e introduzir a  compreensão dos elementos constitutivos da linguagem da dança e suas interações.

A oficina objetiva instrumentalizar o participante para desenvolver um olhar sensível e crítico no campo da criação em dança que envolve a prática da construção de dramaturgias próprias e da estruturação e composição  de trabalhos artísticos em dança, bem como, desenvolver  a autonomia  e abertura para a apreciação como espectador /público da diversidade da dança atual.



DESENVOLVIMENTO:

A oficina é teórico-prática. Todos os dias haverão conteúdos práticos e teóricos
A partir de uma retomada histórico-crítica do desenvolvimento das novas conotações do termo dramaturgia nas artes performáticas do século XXI, feita por meio de leitura e discussão de textos faremos uma introdução ás noções que fazem parte da construção do entendimento do termo “dramaturgia” no campo artístico da dança na atualidade.

Evidenciaremos os elementos constitutivos da mídia da dança ( Espaço, Performer,  Movimento, e Som) e as inúmeras maneiras de interação desses elementos por meio de  exercícios  práticos individuais e coletivos  que sempre terão uma discussão  teórica para aplicar os conceitos vistos e contextualizá-los dentro dos objetivos da oficina.

Por meio de vídeos de trabalhos coreográficos do Brasil e do mundo faremos análises dos elementos constitutivos da mídia da dança e suas interações para compreender sua organização dramatúrgica e impacto no espectador.

Os participantes farão exercícios práticos de criação e composição que envolvem escolha de movimentos, figurinos, espaço/cenário e trilha sonora. 

Será utilizado como estudo de caso:  O livro Arqueologia de Um Processo Criativo – Um Livro Coreográfico que refaz o percurso de criação que culminou no espetáculo “Cidade em Plano”, da Anti Status Quo Companhia de Dança, grupo da qual Luciana Lara é diretora artística. O livro de forma incomum se utiliza de recursos gráficos  que   registram o processo criativo e o processo de construção dramatúrgica do espetáculo. Aliado ao DVD com  o registro da obra em movimento, este material  servirá como ferramenta para exemplificar  como se deu o processo criativo e o delineamento da dramaturgia específicos desta obra coreográfica.



SERVIÇO

Nome da oficina: Dramaturgia na dança - Processo de criação e estruturação dos  sentidos em trabalhos de artísticos de dança

Área de linguagem: Artes cênicas – Dança

Nome da ministrante: Luciana Lara

Breve Currículo da oficineira: Coreógrafa e diretora da Anti Status Quo Companhia de Dança (Brasília-DF). Mestre em Artes na Universidade de Brasília-DF- Unb/ Linha de pesquisa: Processos Composicionais para a Cena. Especialização em coreografia e coreologia no Laban Centre em Londres- Inglaterra (2006-2008). Formada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Professora de Corpo e Movimento desde 1988. Autora de “Arqueologia de Um Processo Criativo - Um Livro Coreográfico” – Editora Antistatusquo (2010).

Carga Horária:
Total de 20horas distribuídas em 4horas/dia durante 5 dias consecutivos.

Período: 
De 06 a 09 de abril (de quarta à sábado)

Local: SESC Centro  Aracaju-SE

Horários:
 06, 07 e 08 (quarta, quinta e sexta de 15h ás 20h)
09 (sábado, de 14h ás 19h)

Número máximo de vagas:  20 participantes - Maiores de 18 anos  

Informações e inscrições:  0xx 79 3216 2727