27/05/2011

Intervenção COLETIVA Subterrânea em Brasilia

                                                                                                                                                                                                                                               




Local: Passarela Subterrânea da 103 Sul

Dia: 27 e 28 de Maio. Quem sabe dia 29, 30, 31 também...

Horario: Manhãs inteiras, tardes inteiras, fins de tarde, inicios de noite...



INTERVIR no espaço urbano a fim de destina-lo à arte, à expressão, à vida.

TRANSFORMAR a degradação em arte, o abandono em criatividade!

TRANSFORMAR a passarela em galeria. Galeria aberta, livre e efêmera.

EXPOR junto com o que ja é exposto ali todos os dias.

CRIAR ali nosso espaço, nossa arte, nossa possibilidade.

LIBERTAR a arte do encarceramento, da prisão, do intocavel.



INVENTE. Leve sua arte, leve você! Tudo é bem vindo, tudo acrescenta!

Pinturas, Fotografias, Desenhos, Performances, Intervenções, Danças...



Paredes, pisos e teto receberão todas as obras.

Varais estendidos pela passarela pendurarão telas, fotografias, objetos.  PARTICIPE!                                                                                                                         

25/05/2011

5 anos de Cidade em Plano


O espetáculo "Cidade em Plano" há exatamente 5 anos atrás, no dia 25 de Maio de 2006, estreiava  na Mostra de Dança XYZ. A apresentação foi realizada no Centro de Dança do DF na sala 3, no elenco Gigliola Mendes, Carolina Carret, Claudia Duarte e Marcela Brasil. As bailarinas participaram da criação como artistas colaboradoras junto com Aline Maria que na época era estagiária.  A trilha especialmente  composta para o espetáculo foi criada por Valéria Lehmann e Paulucci Araújo com a participação do DJ Chico Aquino, o trompetista Moisés Alves e Pablo Ornellas. O desenho de som (quadrifonia) foi desenvolvido por Antonio Serralvo. A iluminação é de Marcelo Augusto. O cenário e o figurino de Marconi Valadares e Luciana Lara. A produção foi de Marconi Valadares e a direção geral de Luciana Lara.

Já subiram aos palcos para dançar o espetáculo durante esses cinco anos de Cidade em Plano, além do elenco original,  os bailarinos Leandro Menezes, Rafael Villa, Karla Freire, Breno Metre, Robson Castro, Thais Khouri e Paula Queiroz.

Este espetáculo da  Anti Status Quo foi o mais apresentado na história da Companhia e o que mais teve desdobramentos como vídeodança piloto "De Carne e Pedra - Cidade em Plano", o livro "Arqueologia de um Processo Critivo - Um livro coreográfico" e o mais novo projeto de instalação coreográfica.

Momento de comemoração para a Companhia que o Leandro Menezes bem lembrou hoje no ensaio! Sabemos bem que uma das maiores dificuldades dos artistas neste país, é a continuidade e perenidade de seus trabalhos. Portanto, podemos considerar esse fato como um feito! Um abraço forte a todos que contribuiram para isso!

20/05/2011

Abraços 7x5














A pesquisa é fruto de uma reflexão em torno do universo do corpo do intérprete na linguagem da performance, analisando suas capacidades de desenvolvimento pré-expressivo e expressivos na cena contemporânea, no caso, no objeto de aplicação, a performance Abraços, escrita por Romero Nepomuceno e dirigida pelo bailarino Leandro Menezes para obtenção do título de Especialista em Direção Teatral pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes .Abraços 7x5 propõe uma reflexão-recorte das relações humanas. Quando essas relações se tornam obsoletas, fúteis, incompreendidas ou de fato se estabelecem? O texto não propõe apenas a incomunicabilidade, mas também os raros, sinceros, agressivos e carinhosos encontros humanos. Abraços 7x5 define-se como uma experiência performática com o outro, do silêncio e do desencontro. O acaso.




Performance "Abraços 7x5"
Local: Teatro Dulcina de Moraes - CONIC
Dia: 21 de Maio de 2011
Entrada Franca

16/05/2011

Dançando com palavras



Em muitos dos nossos encontros e ensaios dançamos com as palavras. Hoje dançamos muito falando sobre  conceitos de cultura, o que permeia nossas noções e percepções, falamos de ética/estética, morte, dualismo corpo/mente, a lógica do mercado, os modos de produção e sua influência no conteúdo artístico de uma obra, a diferença entre arte e entreterimento, a origem do que hoje conceituamos e chamamos de arte, falamos dos limites físicos, psicológicos e emocionais da entrega à uma proposta artística.  Dançamos falamos sobre a construção de uma cultura de grupo. A constituição de um arcabouço comum de referências e reflexões para que nossa consciência reconheça e  nossa sensibilidade abarque e desvele. Acreditando sempre que nossa dança cada vez mais possa por meio desse exercício expressar o que pensamos e sentimos de fato.



09/05/2011

O Núcleo de formação da Anti Status Quo Cia de Dança está iniciando mais um novo projeto!

A ideia de trabalhar com projetos foi o jeito que encontramos de focar o trabalho de formação de intérpretes em alguns temas, ou interesses. Dessa forma o conteúdo dado encontra eco na experiência vivida, o contexto ajuda a entender de forma muito mais integrada as habilidades que muitas vezes treinamos em aula e só mais tarde quando estamos em cena nos damos conta de sua aplicação.

O projeto que estamos realizando no momento veio de uma proposta de um dos integrantes do núcleo: Danilo Fleury. A ideia é trabalhar em espaço público, mais especificamente a passarela subterrânea da 103 sul. Serão  nove aulas voltadas para a improvisação e construção de  performances ou intervenções  urbanas neste espaço. Muitos conteúdos importantes já estão sendo conectados com a proposta, como pesquisa de campo, tradução intersemiótica, improvisação a partir de um tema, análise do espaço e criação de movimento. Para acompanhar o projeto e conhecer um pouco de todo o processo visite o blog do núcleo de formação: http://www.hojetemdanca.blogspot.com/